maio 25

4 comments

Sistemas de gestão para funilaria e pintura

By Davi Souza

maio 25, 2022

sigma, sistema de gestão, sistema de gestão para funiilaria e pintura, sistema de oficina, sistema para oficinas, soma

Administrar uma oficina não é fácil e, se você gosta mais de pôr a mão na massa, algumas tarefas tendem a ser bem chatas e estressantes. Sistemas de gestão para funilaria e pintura estão aí justamente para isso, tirar esse peso de suas costas, tornar tudo mais rápido e, principalmente, melhorar o desempenho da empresa.

Ao longo deste texto vamos explicar alguns dos benefícios dos sistemas de gestão para funilaria e pintura, além de apresentar 4 dos melhores e o que considerar durante a escolha. Continue com a gente e torne a sua oficina ainda melhor!

Qual é a importância de um software de gestão para funilaria e pintura?

Ajuda com a organização da oficina, redução de custos e melhora no atendimento ao cliente são apenas alguns dos benefícios dos sistemas de gestão para funilaria e pintura. Contudo, eles não são os únicos e existem vários outros. Vamos conhecer mais alguns?

Otimização e agilidade nos processos

É bem provável que você passe boa parte do tempo na oficina correndo entre todos os setores, resolvendo uma série de problemas, tendo de buscar peças complicadas de achar ou esquentando a cabeça com questões burocráticas mais chatas, não é verdade?

A principal vantagem em ter um software de gestão para funilaria e pintura é que você consegue gerenciar melhor o tempo de todos e organizar os processos que sua oficina possui, além de centralizar os afazeres em um mesmo local. Além disso, alguns desses softwares podem ser automatizados, retirando esse peso de seus ombros. Com isso você aperfeiçoa os processos e acaba sobrando um pouco de tempo para curtir com a família, por exemplo.

Integração dos dados financeiros e melhor gestão tributária

Outra questão é em relação aos dados financeiros e carga tributária. Ficar lembrando-se de pagar contas ou calculando taxas e impostos é uma tarefa ingrata a qualquer pessoa, e o tempo que você perde poderia ser usado mais efetivamente. Alguns softwares de gestão integram tudo isso.

Dessa forma, além de ter um controle maior do que entra e sai da sua oficina, você não fica tão dependente de contadores, uma vez que, em muitos casos, o sistema faz tudo automaticamente e sua função é apenas alimentar e conferir os dados. Isso traz mais economia e praticidade.

Controle dos clientes e maior segurança das informações

O maior controle e melhor relacionamento com os seus clientes também são ótimos benefícios em ter um bom sistema de gestão. Você sabe quantos veículos passam por sua oficina todo mês e a satisfação dos proprietários com o serviço? O que pode ser feito para melhorar e quais estratégias de marketing serão mais eficientes para trazer serviço?

Sistemas de gestão para funilaria e pintura são essenciais para o levantamento dos dados que vão responder a essas perguntas. Essa também é uma forma de manter essas informações seguras, pois qualquer um pode ter acesso a papéis, o que não acontece com um software protegido por senha.

Quais são os melhores sistemas?

Bom, você já conheceu várias vantagens dos sistemas de gestão para funilaria e pintura, mas deve estar se perguntando qual é o melhor, não é mesmo? Alguns softwares são bem completos e, em certos casos, não é preciso nem instalar no computador e tudo é feito via internet, com toda a segurança. Vamos ver quais são os 4 melhores?

1. Reparo+

O sistema Reparo+ é pertence ao Sistema Sigma e traz uma série de aplicativos integrados específicos para a gestão de oficinas, sejam elas pequenas ou enormes. O aplicativo Live, por exemplo, traz informações como o que está sendo gasto em um veículo e até mesmo soluciona dúvidas dos seus clientes automaticamente via e-mail, quando integrado com o aplicativo euBati.

Além disso, você tem uma interface bastante simplificada para emissão de notas ficais e um controle bastante eficiente da produtividade da sua equipe, podendo acompanhar individualmente o desempenho de cada um e resolver de forma rápida os gargalos que prejudicam a eficiência da oficina.

É uma aplicação utilizada por todos os funcionários de uma oficina de funilaria e pintura.

Trata-se de uma ferramenta de trabalho que ajuda sua empresa a ser mais produtiva.A utilização do reparo+ por si só, implementa padronização e boas práticas na oficina integrando todos os setores. Reduz o trabalho administrativo, evita esquecimentos e, responsabiliza cada funcionário por suas atitudes.Tudo isso cria relatórios gerenciais para monitoramento em tempo real e indicadores para tomadas de decisões dos gestores.

Principais recursos:

• Organização dos processos
• Atendimento padronizado e ativo
• Planejamento e monitoramento de tempo do produtivo
• Controle de compra de peças com base no orçamento
• Leilão reverso para compra de peças
• Economia em insumos
• Contas a receber vinculados ao orçamento
• Contas a pagar vinculadas ao que foi gasto por carro.
• Relatórios gerenciais para tomadas de decisão

Segue também video explicativo Reparo+.

2. Databox

O Databox é outro software que se destaca no mundo de gestão de oficinas de funilaria e pintura.

O Box Empresa é um sistema de gestão para oficina de reparação automotiva. Com uma visão inovadora e ferramentas práticas e objetivas, o programa facilita o dia a dia das empresas, possibilitando analisar a realidade financeira e planejar investimentos.

Alguns recursos:
– Importação de orçamento: Audatex, Orion, Soma e Cilia;
– Controle completo de orçamentação;
– Controle de custos por ordem de serviço;
– Importação de notas de compra e fornecimento;
– Gestão completa de compras, prazos e recebimentos de peças;
– Emissão de NF-e e NFS-e;
– Controle completo do produtivo;
– Gestão completa do financeiro, contas a pagar, receber, conta corrente, fluxo de caixa e D.R.E.;
– Painel de gestão da oficina contento todos os indicadores necessários para uma excelência na organização da oficina;
Contamos também com alguns aplicativos, entre eles o
Box Checklist, com ele você consegue de forma simples e pratica realizar todas as fotos de checklist de entrada, processos da oficina, checklist de entrega como também documentos do veículo e seu cliente.

Você consegue também estar informando observações de peças, serviços e complemento, informações no CRM da Ordem de Serviço.

3. UltracarWeb Funilaria

Ultracarweb é outro aplicativo muito importante na gestão de oficinas de funilaria e pintura. Uma das coisas mais legais nesse sistema é que você não precisa nem instalar nada em seu computador, uma vez que tudo é feito online e armazenado na nuvem. Aliás, nem um PC é necessário, pois tudo pode ser feito pelo smartphone a qualquer hora e lugar.

Entre as principais funções do sistema da Ultracar estão o controle financeiro — que permite acompanhar em tempo real todas as movimentações — e o controle de estoque, fundamental para pequenas oficinas que não podem ficar perdendo tempo e dinheiro. Também é possível monitorar orçamentos, serviços pendentes e gerar relatórios de desempenho, entre outras coisas bem legais.

O que considerar para escolher o sistema de gestão ideal para a sua oficina?

Agora que você já conhece os principais sistemas de gestão para funilaria e pintura, deve estar se questionando sobre qual é o ideal para a sua oficina. Além do custo de implantação, é preciso avaliar a quantidade de recursos que esses aplicativos trazem e, principalmente, o suporte prestado.

É provável que surjam dúvidas — principalmente no começo — e ter um suporte técnico preciso e ágil é fundamental para que não se perca tempo. Aplicativos que podem ser acessados de qualquer lugar também são importantes — afinal, tendo em vista que não é possível estar o tempo todo na oficina, essa flexibilidade é sempre bem-vinda.

Os sistemas de gestão para funilaria e pintura trazem uma série de benefícios e, atualmente, são indispensáveis para quem quer se destacar no mercado de reparação. Opções existem muitas e, como você viu, algumas são bem completas. Procure pela que atenderá melhor aos seus intuitos o quanto antes e saia na frente.

Aproveite e dê uma lida em nosso post sobre como organizar melhor o tempo na oficina e tenha resultados ainda melhores!

Davi Souza

Sobre o Autor

Há 20 anos atuando com Consultoria e Gestão de Projetos 🔄 | Gestão de Vendas📊 | Marketing Digital🎯


Especialista no processo de compra de peças e lucratividade de oficinas com mais de 10 anos de experiência.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com

  1. Estou assessorando um amigo que atua na área de pintura e gostaria de saber sobre o software de controle. Tem como me ligar por favor

  2. É importante pesquisar o software da Databox! Veja se não cabe adicioná-lo aqui. Tem mais recursos e é muito confiável, além de fazer importação com todos os softwares das seguradoras.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Conheça como milhares de oficinas e fornecedores negociam na Partsfy.

Success message!
Warning message!
Error message!