maio 17

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Como Montar Uma Funilaria De Sucesso, Saiba Agora.

By Davi Souza

maio 17, 2022


Você está com dúvidas sobre como montar um serviço de funilaria e pintura? Esse é um dos caminhos possíveis no setor automotivo e um dos mais lucrativos, já que não há uma grande oferta no mercado e, além da alta demanda, os reparos são mais rápidos, o que gera uma boa margem para o empreendedor.

Neste post, você conhecerá os passos principais como montar um serviço de funilaria e pintura e saberá como divulgá-lo para os clientes. Continue a leitura!

Como é o mercado de funilaria e pintura?

O mercado de funilaria e pintura continua a pleno vapor, o que pode ser explicado pela má qualidade do transporte público e pelo conforto para a família, entre outros fatores. Dessa forma, não há uma queda no serviço de reparos e consertos, principalmente daqueles mais simples, que ocorrem durante o trânsito ou no estacionamento, por exemplo.

De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) referentes a janeiro de 2022, a frota de veículos de passeio no Brasil é de cerca de 48,3 milhões de unidades. Esse número inclui carros, utilitários esportivos, caminhonetes e outros veículos destinados ao transporte de passageiros.

A funilaria, também conhecida como lanternagem no Brasil, é o serviço de recuperar a lataria dos automóveis. Ou seja, a função do profissional responsável é moldar e reparar as chapas metálicas, o que pode ser feito em poucas horas ou em alguns dias, dependendo do serviço. Associado a isso, a pintura recupera o aspecto original do veículo.

É praticamente certo que todos os proprietários necessitarão de algum conserto em algum momento. Por isso, abrir uma oficina de funilaria e pintura é um bom negócio, já que não há muitas especializadas e existe a demanda dos clientes. O segredo é buscar diferenciais, que destaquem os seus serviços da concorrência e satisfaçam os clientes.

Quais os pontos principais para montar o serviço?

Separamos alguns passos de como montar um serviço de funilaria e pintura. Confira!

Localização

Escolher o local para montar a sua oficina é uma das decisões mais importantes. O ideal é que seja em uma área em que haja uma carência, ou seja, que não tenha um grande número de lojas que ofereçam esses serviços. A concorrência é grande, então você terá mais dificuldade para atrair os consumidores nos primeiros meses.

Na parte financeira, o aluguel do local deve ser em conta para caber no orçamento. É importante que você planeje o uso do espaço para encontrar uma loja adequada na região escolhida. Além disso, cabe ao empreendedor realizar uma pesquisa de preços cobrados por outras oficinas para encontrar oportunidades de diferenciação e crescimento.

Definição dos serviços

O serviço mais conhecido de uma funilaria é o martelinho de ouro. Essa técnica consiste em desamassar a lataria sem mexer na pintura, com uma pressão na parte de trás do metal para ele voltar ao seu estado normal. Além disso, é necessário oferecer os reparos das chapas metálicas e opções de pintura.

Existem serviços diferenciados que estão em crescimento, principalmente relacionados à mudança de cores. Alguns proprietários gostam de personalizar o seu automóvel com tintas diferentes e mudar algumas peças, como o para-choque, as rodas e a saia. Essa área é conhecida como tuning e pode aumentar o número de clientes do seu negócio.

Gestão do estoque

Com os serviços definidos e o local escolhido, o próximo passo é comprar os equipamentos necessários e montar o estoque de peças e ferramentas. Escolher corretamente os fornecedores traz diversas vantagens para a oficina, como a possibilidade de descontos em compras recorrentes e a entrega dos produtos com rapidez, o que economiza espaço físico.

Inicialmente, procure outros empresários na área para conhecer as necessidades de produtos. Com o tempo, junto com a equipe, controle o estoque e registre todas as vendas. Saiba quais os itens comprar e aqueles desnecessários, que serão prejuízo para o negócio.

Contratação e capacitação dos funcionários

Um dos grandes diferenciais de uma oficina é o atendimento. Satisfazer o cliente é a prioridade máxima e, por isso, precisamos treinar os funcionários para realizar o serviço de forma qualificada e dar o suporte para o dono do veículo. A capacitação da equipe deve ser vista como um investimento.

Então, também é importante manter um bom ambiente de trabalho, com um salário atraente e boas condições estruturais, o que diminui a rotatividade dos funcionários. O tempo gasto para a adaptação de cada membro novo da equipe pode ser utilizado para melhorar a produtividade da sua oficina, o que significa um faturamento maior.

Como divulgar a oficina?

Com a empresa aberta, é fundamental que você atraia os clientes para conhecer os seus serviços. As redes sociais representam uma mudança interessante nesse aspecto, já que não é mais necessário investir milhares de reais em anúncios no jornal ou em placas de publicidade.

Com perfis no Facebook e no Instagram, a sua oficina é vista pelo público, e então aumentam as chances de conquistar novos consumidores. Além de os anúncios online serem mais baratos, eles também são mensuráveis. Isso significa que é possível saber o número de pessoas que visualizaram e quantas interagiram com a sua publicação.

Outra dica é investir em marketing de conteúdo. Além de montar um site, onde ficam todas as informações da sua oficina, criar um blog para publicar conteúdo sobre a área de atuação gera autoridade para a marca. Ou seja, o nome da sua empresa fica conhecido e, assim, é provável que os leitores procurem os seus serviços quando precisarem.

Depois de aprender como montar um serviço de funilaria e pintura, o próximo passo é colocar em prática essas dicas. Consertos como o martelinho de ouro são muito procurados pelos donos de carros e, com um atendimento de qualidade e uma boa divulgação, é possível conquistar e fidelizar os clientes, o que resulta no crescimento da empresa.

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Davi Souza

Sobre o Autor

Há 20 anos atuando com Consultoria e Gestão de Projetos 🔄 | Gestão de Vendas📊 | Marketing Digital🎯


Especialista no processo de compra de peças e lucratividade de oficinas com mais de 10 anos de experiência.

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