O mercado automotivo está em constante crescimento, o que significa um aumento no número de empresas que oferecem serviços de conserto de veículos. A funilaria é um dos segmentos que representa uma alternativa às oficinas tradicionais, com a realização de pequenos reparos e resolução de amassados. Por isso, saber como organizar uma oficina de funilaria pode ser um diferencial para aumentar e fidelizar os clientes.
A organização é um aspecto que gera impacto em diversas áreas da oficina, já que além de contribuir para a organização, também se reflete no aumento da produtividade e na a imagem que o cliente constrói a respeito da empresa.
Neste post, você verá algumas dicas importantes para melhorar a organização de sua oficina de funilaria, lanternagem, mecânica e se destacar no mercado de oficinas. Confira!
Controle todas as entradas e saídas
Esse é um dos aspectos mais importantes: ter controle total de tudo o que acontece na funilaria, principalmente sobre a parte financeira. Cadastre todos os serviços realizados e atualizar os seus procedimentos, para otimizar o tempo e evitar gastos desnecessários. Também é preciso conhecer todos os gastos da empresa, a fim de planejar as receitas mensais.
Além de realizar com controle eficiente de toda parte administrativa e financeira, o gestor deve ficar atento ao controle de estoque. Mantenha o estoque bem organizado a fim de evitar atrasos ou eventuais prejuízos ao cliente final.
Além disso, é importante realizar uma verificação completa no veículo em sua chegada. Isso porque alguns problemas podem ser negligenciados e a funilaria pode ser obrigada a pagar por reparos que não constavam no orçamento. Uma dica para certificar as suas condições iniciais dos automóveis que chegam é sempre tirar fotos.
Invista em conhecimento e qualifique o processo de tomada de decisões
O mercado automotivo está em evolução, o que exige de um gestor um maior conhecimento sobre a sua funilaria. Por isso, é importante investir em capacitação — não apenas para tomar decisões mais profissionais, mas também para ter coragem de desenvolver novos negócios e aumentar o faturamento da empresa.
O orçamento, por exemplo, é uma das partes mais importantes de uma oficina de funilaria. Em negócios menores, o próprio dono é o responsável e deve conhecer bastante sobre a parte financeira para oferecer um preço acessível, porém rentável.
Já em empresas maiores, outros funcionários podem realizar esse trabalho, por isso é importante que eles estejam treinados e tenham a capacitação necessária para realizar um trabalho de qualidade.
Tenha um espaço adequado para as peças
Manter um ambiente de trabalho apropriado é fundamental para garantir um melhor atendimento ao cliente. Isso significa organizar todas as peças do estoque, podendo acessá-las com facilidade sempre que for necessário. Afinal, destinar o espaço correto para as ferramentas pode agilizar os serviços e aumentar a capacidade da funilaria.
Esse é talvez um dos erros mais comuns nas oficinas de funilaria, a falta de organização do espaço onde é feito o armazenamento de peças transmite para o consumidor uma ideia de desorganização completa.
Mesmo que sua oficina desenvolva um excelente trabalho, ao se deparar com um ambiente de total desorganização, o cliente pode ficar com uma ideia errada de que você não realiza um trabalho de qualidade.
Etiquete os equipamentos
Uma boa dica para facilitar o processo de organização da sua oficina de funilaria é por meio da identificação de equipamentos e mercadorias.
As caixas que guardam materiais devem ser etiquetadas na parte externa para facilitar a visulalização e localização destes materiaias.
Invista na limpeza do espaço
Outro fator importante, e que muitas oficinas de funilaria não tomam cuidado, diz respeito à limpeza do espaço. É muito importante se preocupar em deixar o ambiente limpo, com o descarte do material utilizado.
Além de deixar uma aparência melhor — o que convence o cliente de que será realizado um serviço com qualidade —, essa organização também aumenta o rendimento e a qualidade de vida dos funcionários no ambiente de trabalho.
Fique atento às normas de segurança
Além de o ambiente estar limpo e com o lixo descartado, ele deve ser bem iluminado e ventilado. Tome cuidado com os materiais tóxicos — principalmente na pintura — para evitar o risco de contaminação. Os funcionários devem utilizar os equipamentos obrigatórios, como as máscaras e luvas de proteção, o que evita acidentes.
Cuide da recepção de clientes
É recomendado destinar um espaço específico para a recepção dos clientes. O local deve ser separado da área de trabalho e dispor de uma recepção com cadeiras e sofás, água, café, materiais para leitura e tudo o que for necessário para que os clientes aguardem atendimento com conforto e segurança.
É interessante manter um funcionário nesse espaço, ele poderá receber os clientes, dar o direcionamento necessário, sanar dúvidas iniciais e realizar o pré-atendimento. A atenção e o cuidado que você dedica aos seus consumidores é uma das peças-chave na fidelização, além de contribuir para que a sua oficina se destaque da concorrência.
Hoje, uma oficina que oferece esse tipo de atendimento dá um salto de competitividade em relação a sua concorrência.
Envolva os funcionários no processo de organização
Por fim, a última dica de organização da oficina de funilaria está relacionada com o envolvimento dos funcionários em todos os processos. Ao estabelecer um planejamento de organização, é interessante incentivar a participação dos seus colaboradores.
Isso vai motivá-los a criar um ambiente mais agradável, além de contribuir para que eles se sintam impulsionados a dar continuidade ao processo, já que a organização segue um fluxo contínuo e que deve ser tornar um hábito entre todos os funcionários.
É fundamental manter um ambiente organizado para melhorar a produtividade da empresa. Isso inclui não somente a parte física da loja, mas também uma boa gestão financeira e de processos, para otimizar os serviços realizados. Por isso, saber como organizar uma oficina de funilaria pode ser uma vantagem contra a concorrência e uma possibilidade de conquistar e fidelizar mais clientes.
Para criar um ambiente de trabalho mais agradável, invista em boas práticas, incentive os seus funcionários e estabeleça metas de organização. Além disso, lembre-se de manter uma rotina de organização, já que a oficina só vai se manter em ordem se todos os colaboradores estiverem engajados e habituados com a prática.
Você tem alguma dúvida ou gostaria de compartilhar conosco as suas dicas sobre como organizar uma oficina de funilaria? Então, deixe o seu comentário no post e conte-nos como é feita a organização da sua empresa.