agosto 29

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Reclamação de cliente na oficina? Saiba como reverter e lidar com esta situação!

Por Davi Souza

agosto 29, 2019

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Em qualquer empresa, independente do porte ou ramo de atuação, é comum se deparar com questões envolvendo a insatisfação de clientes. Por isso, a reclamação do cliente na oficina não deve ser motivo de preocupação, mas ela demanda a atenção e o cuidado por parte do gestor.

De forma geral, as reclamações estão fundamentadas na insatisfação do cliente, seja por um atendimento que não atendeu às expectativas, pela ausência de informações, pela falta de retorno dentro do prazo combinado ou simplesmente por uma deficiência na comunicação.

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Neste artigo, vamos ajudá-lo a entender melhor como acontecem situações envolvendo reclamações no atendimento de oficinas de funilaria e pintura, destacando como lidar com elas de forma inteligente e as consequências que o seu negócio pode sofrer ao ignorar as reclamações. Acompanhe e entenda!

Como receber as reclamações de clientes?

Com certeza você já enfrentou reclamações dos clientes atendidos na sua oficina de funilaria e pintura. Muitas vezes, a reclamação está relacionada ao serviço, que não atendeu às expectativas do cliente.

Mas, em outros casos, ela pode estar atrelada à falta de comunicação, a erros no envio de informações, por exemplo, sobre preços, formas de pagamento e prazos, entre tantas outras situações.

A questão que merece destaque aqui é como você lida com as reclamações dos clientes na sua oficina. Em muitos casos, os gestores simplesmente ignoram as reclamações, ou, por falta de habilidade em lidar com situações de estresse, adotam uma postura negativa diante dos clientes.

A maneira como os problemas são abordados vai dizer muito a respeito da satisfação do cliente e do crescimento da sua oficina no mercado. Por isso, saber lidar com a situação de forma eficiente é um dos segredos para garantir o sucesso do seu negócio.

Como lidar com as reclamações de forma eficiente?

Você deve estar se perguntando: mas, afinal, como lidar com as reclamações de maneira adequada?

Primeiro é importante ter em mente que cada caso é um caso, e as ações vão depender muito de cada situação. A ideia é agir de forma pró-ativa, tomando iniciativas que melhorem o desempenho do seu atendimento e da comunicação com o cliente, minimizando a ocorrência de reclamações.

Entretanto, diante de um problema, a primeira ação é ouvir o que o seu cliente tem a dizer. Toda crítica pode ser usada de forma construtiva para o seu negócio. Normalmente, ela expõe algum ponto fraco da sua oficina que precisa ser melhorada. 

Quando um cliente está insatisfeito, ele tem necessidade de falar, e você, enquanto prestador de um serviço, deve priorizar ouvir esse consumidor. Mesmo que você não concorde com algumas questões levantadas, é muito importante que você deixe a pessoa falar tudo, sem interrupções.

Após ouvir o cliente, você deve explicar a sua versão, caso exista algum argumento plausível para o problema. Se não houver, é importante assumir o erro e buscar uma forma de solucionar o impasse. Além de sugerir uma forma de resolver o problema, você também pode pedir a opinião do cliente, para que ele sugira alguma solução que esteja alinhada às suas expectativas. 

Essa receptividade em ouvir o cliente traz um efeito muito positivo e que demonstra o seu interesse em resolver o problema que lhe foi apresentado. Compensar o cliente pelo transtorno, mesmo que você não concorde totalmente com a situação, acaba sendo a melhor maneira de driblar o problema.

Inclusive, em muitos casos, este tipo de atitude se torna o ponto chave para a fidelização e a construção de um relacionamento com aquele cliente.

Quais são as boas práticas de relacionamento com o cliente?

Para reduzir reclamações e melhorar o atendimento na sua oficina, é importante colocar em prática algumas ações estratégicas. A primeira delas é abrir o espaço para o diálogo, sempre estando à disposição para ouvir reclamações.

Lembre-se que, mesmo que a sua oficina seja um exemplo de atendimento e qualidade, você não está livre de reclamações, razão pela qual precisa estar pronto para ouvir todos os clientes.

Uma forma de tornar o ambiente favorável para que um cliente insatisfeito exponha a sua opinião é por meio da oferta de vários canais de comunicação. Deixe uma caixinha de reclamações e sugestões disponível na recepção. Além disso, mantenha um e-mail e um telefone para que o cliente entre em contato sempre que necessitar.

Outra maneira interessante e que pode ajudar na gestão das reclamações é por meio da criação de um processo eficaz de pós-venda. Muitos clientes saem insatisfeitos e não registram a reclamação. Nesse caso, você perde o cliente e nem sabe a razão. 

Por isso, criar um sistema de atendimento pós-vendas, na qual você vai ligar para o consumidor (ou enviar um e-mail) e solicitar um feedback sobre o atendimento pode ser uma forma de medir a satisfação e corrigir eventuais falhas.

Qual é a importância de investir no relacionamento com o cliente?

O relacionamento com o cliente deve ser um dos pilares de sustentação da sua oficina de funilaria e pintura. Basta se colocar no lugar do consumidor para saber exatamente como ele gosta de ser atendido e as razões que o fazem voltar.

Investindo no relacionamento o gestor cria um ambiente favorável para a fidelização dos clientes, melhora a imagem da empresa perante o mercado e estabelece uma estratégia que favorece o crescimento do seu negócio.

Como você pôde ver, a reclamação de cliente na oficina é um problema comum e que é enfrentado diariamente por muitos profissionais da área de reparação e manuteção automotiva. Para que a situação não prejudique a sua oficina, é imprescindível saber lidar de forma inteligente com as reclamações, ouvindo o seu cliente e oferecendo soluções que estejam alinhadas às  expectativas dele.

Lembre-se que as pessoas são diferentes e as necessidades variam muito de uma pessoa para outra. Investindo em qualidade, eficiência e comunicação, você criará uma oportunidade de garantir o crescimento e aumentar a competitividade da sua oficina.

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Davi Souza

Sobre o Autor

Há 20 anos atuando com Consultoria e Gestão de Projetos 🔄 | Gestão de Vendas📊 | Marketing Digital🎯


Especialista no processo de compra de peças e lucratividade de oficinas com mais de 10 anos de experiência.

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