setembro 5

0 comments

Como o Whatsapp Business pode melhorar o desempenho da oficina com clientes?

By Davi Souza

setembro 5, 2019

como utilizar o whatsapp para empresa de funilaria e pintura, como utilizar whatsapp para oficina, whatsapp business para oficina

Dentro dos diferentes canais de comunicação com o público, o Whatsapp Business, apesar de novo no mercado, é, sem sombra de dúvidas, um dos principais mecanismos a ser utilizado. Esse tipo de tecnologia é uma excelente oportunidade para aproximar pequenas empresas dos seus clientes e ainda tornar a comunicação mais eficiente.

Essa praticidade gerada tem o seu porquê. Segundo a Hootsuite/We Are Social, 98% dos brasileiros que possuem smartphone utilizam diariamente o aplicativo. Tentando otimizar a experiência comercial e estreitar a relação entre as empresas e seus clientes, o Whatsapp criou uma nova versão que permite alcançar o objetivo.

Mas, afinal, qual a melhor forma de utilizar a ferramenta para obter tais benefícios? Ficou curioso? Neste artigo iremos explicar como ela funciona, as principais funcionalidades e quais as vantagens podem ser obtidas para a sua oficina. Confira!

O que é o Whatsapp Business?

Os testes para versão empresarial de um dos maiores aplicativos de mensagem instantânea começou em setembro de 2017. O anúncio da nova ferramenta foi uma excelente notícia para pequenos e médios negócios, que são, inclusive, o principal foco do Whatsapp Business.

Com ele, empresas passaram a ter uma comunicação mais eficiente com seus clientes, até mesmo fazendo com que eles avancem na jornada de consumo. Além de toda facilidade gerada, o download é gratuito e pode ser baixado tanto para Android, quanto para iOS, e não depende que outras pessoas possuam a mesma versão Business, basta a original.

Quais as principais funcionalidades?

Assim como outras redes sociais, existem diversas funcionalidades para o aplicativo corporativo. Entre elas, a disponibilidade de todas as informações comerciais do negócio, como descrição, contato, endereço físico, site e principais produtos e/ou serviços oferecidos.

Além disso, o Whatsapp Business oferece mensagens instantâneas e automáticas, facilitando e agilizando a comunicação com o público atingido. O consumidor também pode receber saudações e notificações de ausência, avisando que está fora do horário de atendimento.

Outra funcionalidade são as etiquetas que permitem o agrupamento de contatos. Com elas, é possível catalogar diferentes públicos e personalizar a comunicação desejada para eles.

Quais os principais benefícios do Whatsapp Business?

Perfil comercial

Muitas vezes, o primeiro contato com a oficina pode ser a responsável pela concretização de uma venda. Por esse motivo, é fundamental contar com a descrição completa do perfil empresarial presente no Whatsapp Business. Esteja pronto para entregar informações completas para seu potencial cliente.

Verificação de métricas

Nenhuma empresa sobrevive no mercado sem acompanhar os seus próprios números, e no caso de avaliar o progresso com o aplicativo não seria diferente. Na nova versão do Whatsapp, podemos analisar a quantidade de mensagens trocadas, principais públicos, tempo de resposta, entre outras informações importantes para o negócio.

Segmentação de contatos

As etiquetas do Whatsapp Business é uma forma de organizar os públicos e segmentá-los de acordo com a necessidade. Por exemplo, podemos dividir os contatos como “primeiro contato” ou até mesmo “fidelização” e comunicar de acordo com o relacionamento dele com seu negócio.

Mensagens automáticas

O Whatsapp tem como um dos principais efeitos a agilidade da comunicação, e não entregar informação com a velocidade desejada pode ser um grande risco para não obter aquele cliente. Com a versão empresarial do aplicativo, é possível personalizar mensagens para serem entregues assim que o cliente procurá-la.

É fundamental que pequenos e médios negócios estejam cada vez mais presentes nos mesmos canais que seu público e invistam em Marketing Digital. O Whatsapp Business é um excelente exemplo para esse cenário, afinal, ele entrega tal objetivo de forma prática e facilitadora, tanto para empresa, quanto para o consumidor.

E aí, o que achou do post? Deixe nos comentários sua opinião sobre investir na ferramenta e qual será o impacto para o seu negócio!

Davi Souza

Sobre o Autor

Há 20 anos atuando com Consultoria e Gestão de Projetos 🔄 | Gestão de Vendas📊 | Marketing Digital🎯


Especialista no processo de compra de peças e lucratividade de oficinas com mais de 10 anos de experiência.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Conheça como milhares de oficinas e fornecedores negociam na Partsfy.

Success message!
Warning message!
Error message!