outubro 17

0 comments

Plano de marketing para oficina de funilaria e pintura: entenda o que é

Por Davi Souza

outubro 17, 2019

marketing para funilaria, marketing para oficina, plano de marketing para oficina

Os antigos modelos de gestão estão sendo deixados de lado justamente pela sua ineficiência com o mercado atual. Esse é um dos principais motivos que reforçam cada vez mais a importância de ter um efetivo plano de marketing para oficina de funilaria e pintura.

Estão muito enganados os que acreditam que para esse tipo de serviço, a única coisa que importa é a eficiência do trabalho entregue e o preço. Muito pelo contrário, ter esse tipo de visão pode ser um erro fatal para o negócio. Em um mercado acirrado, ter estratégias que potencializem o alcance de público deve ser visto como prioridade.

 Inscreva-se e receba os melhores conteúdos sobre gestão de oficinas e rentabilidade.

Investir em um plano de marketing pode até parecer um grande desafio para gestor dessa área, mas com simples compreensão e possibilidades de investimento, maiores são as chances de atingir resultados expressivos ao negócio.

Porém, o que é realmente necessário para ter um bom planejamento? Quais são as principais ferramentas? O que deve ser feito? Se essa é uma das suas dúvidas, continue a leitura deste artigo e entenda de uma vez por todas o que é e como fazer um plano de marketing para oficina de funilaria e pintura.

O que é um plano de marketing?

Independentemente do segmento de atuação de uma empresa e qual produto ou serviço entregue, ela precisa trabalhar com plano de marketing. Ou seja, da mesma forma que é fundamental ter um planejamento financeiro e de caixa, esse tipo de gestão permite que o negócio se mantenha no mercado a atinja maiores potenciais.

Esse conceito é a definição de algumas estratégias que a empresa deverá seguir para atingir seu principal público. Alguns grandes exemplos são as promoções, propagandas, estratégias de canais de comunicação, presença no mercado digital, posicionamento no mercado, entre outros.

Para o setor de oficinas de funilaria e pintura, essa realidade não é muito diferente. Essa área necessita de clientes fidelizados e engajados, além de oportunidades com novos consumidores — e é por meio do plano de marketing que isso pode ser alcançado.

Qual a importância do plano de marketing para oficina de funilaria e pintura?

Diferentemente do senso comum, o plano de marketing não está ligado apenas à propaganda. A partir dele podemos determinar as principais estratégias de mercado do negócio e entender quais são os caminhos a serem tomados para alcançar os objetivos da oficina.

Por exemplo, se pretendemos alcançar novos clientes para aumentar a receita. O plano de marketing será trabalhado para definir quais serão as comunicações, os canais, o posicionamento, entre outros parâmetros que trarão ao negócio o maior número de consumidores.

Além disso, os consumidores atuais devem ser um excelente ponto de atenção, afinal, eles representam na manutenção da receita do negócio. Se existir uma reclamação na oficina, devemos estar atentos à reversão para que não haja perdas de clientes, e isso será feito com suporte do planejamento de marketing.

Como deve ser feito um plano de marketing?

Infelizmente, não é muito incomum ver oficinas de funilaria e pintura que não trabalham com estratégias de marketing por achar que é algo desnecessário ou muito difícil de ser feito, que demandará alto custo e entendimento do negócio.

No entanto, a realidade é bem diferente. É necessário apenas o entendimento da importância desse material para o negócio e conhecer as principais etapas. Veja abaixo.

Determinar o público-alvo

Seus consumidores nem sempre serão os mesmos, principalmente se o serviço oferecido não é algo recorrente. Para isso, é fundamental conhecer seu público e quais são as possibilidades para encontrar nova demanda. Isso permitirá atuar de forma específica para manter aqueles que já estão engajados ao negócio e firmar o consumo e potenciais clientes.

Conhecer a concorrência

Nada adiantar ser feito se as estratégias tomadas vão contra o que é exercido no mercado. Não que devemos seguir exatamente da mesma forma que a concorrência, mas conhecer quais são os caminhos tomados permitem entender o que deve ser feito e, até mesmo, o que não devemos seguir para ter expressivos resultados.

Planejar as entregas

As entregas devem ter um objetivo específico, determinando o que será feito e como deve ser feito. Por exemplo, se vamos alcançar novos canais de comunicação dentro do digital, como o Facebook, Instagram, WhatsApp, deve ser explicado como e o porquê de isso agregar valor para o negócio.

Monitorar resultados

Implantar as melhores decisões não significam que os resultados positivos serão atingidos da forma esperada. Por essa razão, devemos determinar indicadores que servirão de análise para avaliar o quão efetivas foram as decisões tomadas pelo plano de marketing para oficina de funilaria e pintura.

Quais as vantagens de investir em um plano de marketing para oficina de funilaria e pintura?

Crescimento da empresa

Toda empresa está no mercado para atingir um objetivo específico, crescer dentro do seu mercado não é diferente. Com o plano de marketing é possível expandir os horizontes, não ficando apenas no pequeno raio de alcance e atingindo novas fatias de uma grande concorrência.

Aumento no número de clientes

Quando um negócio cresce, isso pode estar ligado diretamente à quantidade de clientes e serviços entregues. Se alcançamos novos consumidores, isso significa que o planejamento tomado está atingindo o objetivo esperado.

Esse tipo de resultado nem sempre é algo fácil para ser alcançado, requer definição específica das estratégias, presença correta dos canais, manutenção de comunicação com público, posicionamento de mercado e isso só poderá ser feito a partir de um bom planejamento de marketing.

Fortalecimento da marca

Além disso, podemos fidelizar os consumidores de longa data. Por exemplo, algumas atividades promocionais, como um e-mail marketing ou telefone para antigos clientes, permite fortalecer a marca dentro da mente dos consumidores. 

O mesmo vale para aqueles que estão demandando o serviço pela primeira vez e com um forte posicionamento criado, assim que surge a necessidade, esse público rapidamente lembrará da sua oficina.

Apesar de não ser algo complicado e muito técnico de ser feito, o plano de marketing para oficina de funilaria e pintura precisa de muita atenção e, principalmente, compreensão dos gestores sobre por quê ele deve ser feito. Esse planejamento, quando bem feito, trará grande crescimento do negócio, alcance de novas fatias do mercado e maior posicionamento da marca.

Se você é um proprietário ou administrador de oficinas desse ramo, aproveite o espaço abaixo para comentar sobre o que pensa sobre o plano de marketing e como ele vai agregar resultado para seu negócio.

Davi Souza

Sobre o Autor

Há 20 anos atuando com Consultoria e Gestão de Projetos 🔄 | Gestão de Vendas📊 | Marketing Digital🎯


Especialista no processo de compra de peças e lucratividade de oficinas com mais de 10 anos de experiência.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Conheça como milhares de compradores e vendedores de autopeças negociam na Partsfy

Success message!
Warning message!
Error message!