O PDCA pode ser aplicado em todas as áreas da funilaria e hoje vamos falar sobre sua aplicação no setor de compra de peças. No post anterior, você conheceu um pouco sobre o famoso ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action – Planejar, Executar, Checar e Ação, em tradução livre) e hoje vamos aprofundar um pouco mais falando . Trata-se de um processo que envolve desde o planejamento a ação até a solução de eventuais problemas ao final.
Aplicando o PDCA nas compras de peças de sua funilaria
A princípio, esse ciclo pode ser aplicado a qualquer segmento e setor da empresa, inclusive em oficinas de funilaria e pintura no setor de compra de peças, cuja gestão costuma ser um tanto complexa. Acima de tudo, porque os empresários do ramo, normalmente começaram no operacional e agora mesclam este trabalho com o administrativo e os compradores são muito atarefados e quase não sobra tempo para um planejamento. Mas o mercado atual exige essa prática, já que é a forma mais fácil de sua oficina aumentar a lucratividade.
Vamos pensar na aplicação do ciclo PDCA para oficinas: antes de mais nada, é necessário identificar o problema do veículo e inseri-lo em um sistema. Esses dados são passados ao setor que executará o serviço e também ao departamento de compra de peças da funilaria, que então deverá providenciar o material necessário para realizar o conserto. Então, depois de realizado, testa-se o veículo para ver se está funcionando corretamente e ele volta para o cliente. Por fim, fazer um feedback alguns dias depois com o cliente para verificar se está tudo ok é um diferencial. Percebeu como passamos pelas 4 fases do ciclo PDCA?
PDCA e tecnologias de apoio para a compra de peças para funilaria
Entretanto, para melhor resultado, na implementação do PDCA na compra de peças em oficinas, o ideal é contar com a ajuda de um software de gerenciamento, para que o comprador possa fazer as cotações (duas cotações para cada item pelo menos).
A qualidade das peças também é algo relevante na compra para a funilaria. Neste caso, planejar seria, primeiramente, definir quem são os possíveis fornecedores, executar seria enviar as cotações, checar seria analisar as cotações e a ação seria a compra das peças. Então, todo o cuidado é pouco quando pensamos em peças online e, neste caso, mantenha atenção redobrada à reputação do fornecedor. Isso também faz parte do PDCA para funilaria.
Peças como farol e parachoque, por exemplo, são itens básicos na compra de peças em uma oficina de funilaria. Independentemente de serem peças originais ou alternativas, hoje em dia não é mais possível comprar “qualquer coisa” em “qualquer lugar”, visto que isso é sinônimo de cliente insatisfeito. E cliente insatisfeito, com certeza irá procurar a concorrência. Então, na hora de adquirir um farol, um para-choque, ou qualquer outra peça para conserto de automóveis, aplique o PDCA para funilaria e ofereça ao seu cliente as melhores peças e serviços. Então, a partir do momento que você pesquisa a reputação dos fornecedores, faz perguntas e seleciona para quem vale a pena enviar uma cotação, você já está iniciando um ciclo PDCA.
É claro que para que todo esse ciclo funcione na prática, na compra de peças em sua funilaria, é necessário efetuar um bom treinamento, motivação e entrosamento da equipe. Por fim, quando todos são conscientes da importância desse processo, o resto é consequência de um trabalho bem feito.