agosto 11

0 comments

Você sabe como organizar oficina de funilaria?

Por Davi Souza

agosto 11, 2022

organização, organizar funilaria

O mercado automotivo está em constante crescimento, o que significa um aumento no número de empresas que oferecem serviços de conserto de veículos. A funilaria é um dos segmentos que representa uma alternativa às oficinas tradicionais, com a realização de pequenos reparos e resolução de amassados. Por isso, saber como organizar uma oficina de funilaria pode ser um diferencial para aumentar e fidelizar os clientes.

A organização é um aspecto que gera impacto em diversas áreas da oficina, já que além de contribuir para a organização, também se reflete no aumento da produtividade e na a imagem que o cliente constrói a respeito da empresa.

 Inscreva-se e receba os melhores conteúdos sobre gestão de oficinas e rentabilidade.

Neste post, você verá algumas dicas importantes para melhorar a organização de sua oficina de funilaria, lanternagem, mecânica e se destacar no mercado de oficinas. Confira!

Controle todas as entradas e saídas

Esse é um dos aspectos mais importantes: ter controle total de tudo o que acontece na funilaria, principalmente sobre a parte financeira. Cadastre todos os serviços realizados e atualizar os seus procedimentos, para otimizar o tempo e evitar gastos desnecessários. Também é preciso conhecer todos os gastos da empresa, a fim de planejar as receitas mensais.

Além de realizar com controle eficiente de toda parte administrativa e financeira, o gestor deve ficar atento ao controle de estoque. Mantenha o estoque bem organizado a fim de evitar atrasos ou eventuais prejuízos ao cliente final.

Além disso, é importante realizar uma verificação completa no veículo em sua chegada. Isso porque alguns problemas podem ser negligenciados e a funilaria pode ser obrigada a pagar por reparos que não constavam no orçamento. Uma dica para certificar as suas condições iniciais dos automóveis que chegam é sempre tirar fotos.

Invista em conhecimento e qualifique o processo de tomada de decisões

O mercado automotivo está em evolução, o que exige de um gestor um maior conhecimento sobre a sua funilaria. Por isso, é importante investir em capacitação — não apenas para tomar decisões mais profissionais, mas também para ter coragem de desenvolver novos negócios e aumentar o faturamento da empresa.

O orçamento, por exemplo, é uma das partes mais importantes de uma oficina de funilaria. Em negócios menores, o próprio dono é o responsável e deve conhecer bastante sobre a parte financeira para oferecer um preço acessível, porém rentável.

Já em empresas maiores, outros funcionários podem realizar esse trabalho, por isso é importante que eles estejam treinados e tenham a capacitação necessária para realizar um trabalho de qualidade.

Tenha um espaço adequado para as peças

Manter um ambiente de trabalho apropriado é fundamental para garantir um melhor atendimento ao cliente. Isso significa organizar todas as peças do estoque, podendo acessá-las com facilidade sempre que for necessário. Afinal, destinar o espaço correto para as ferramentas pode agilizar os serviços e aumentar a capacidade da funilaria.

Esse é talvez um dos erros mais comuns nas oficinas de funilaria, a falta de organização do espaço onde é feito o armazenamento de peças transmite para o consumidor uma ideia de desorganização completa.

Mesmo que sua oficina desenvolva um excelente trabalho, ao se deparar com um ambiente de total desorganização, o cliente pode ficar com uma ideia errada de que você não realiza um trabalho de qualidade.

Etiquete os equipamentos

Uma boa dica para facilitar o processo de organização da sua oficina de funilaria é por meio da identificação de equipamentos e mercadorias.

As caixas que guardam materiais devem ser etiquetadas na parte externa para facilitar a visulalização e localização destes materiaias.

Invista na limpeza do espaço

Outro fator importante, e que muitas oficinas de funilaria não tomam cuidado, diz respeito à limpeza do espaço. É muito importante se preocupar em deixar o ambiente limpo, com o descarte do material utilizado.

Além de deixar uma aparência melhor — o que convence o cliente de que será realizado um serviço com qualidade —, essa organização também aumenta o rendimento e a qualidade de vida dos funcionários no ambiente de trabalho.

Fique atento às normas de segurança

Além de o ambiente estar limpo e com o lixo descartado, ele deve ser bem iluminado e ventilado. Tome cuidado com os materiais tóxicos — principalmente na pintura — para evitar o risco de contaminação. Os funcionários devem utilizar os equipamentos obrigatórios, como as máscaras e luvas de proteção, o que evita acidentes.

Cuide da recepção de clientes

É recomendado destinar um espaço específico para a recepção dos clientes. O local deve ser separado da área de trabalho e dispor de uma recepção com cadeiras e sofás, água, café, materiais para leitura e tudo o que for necessário para que os clientes aguardem atendimento com conforto e segurança.

É interessante manter um funcionário nesse espaço, ele poderá receber os clientes, dar o direcionamento necessário, sanar dúvidas iniciais e realizar o pré-atendimento. A atenção e o cuidado que você dedica aos seus consumidores é uma das peças-chave na fidelização, além de contribuir para que a sua oficina se destaque da concorrência.

Hoje, uma oficina que oferece esse tipo de atendimento dá um salto de competitividade em relação a sua concorrência.

Envolva os funcionários no processo de organização

Por fim, a última dica de organização da oficina de funilaria está relacionada com o envolvimento dos funcionários em todos os processos. Ao estabelecer um planejamento de organização, é interessante incentivar a participação dos seus colaboradores.

Isso vai motivá-los a criar um ambiente mais agradável, além de contribuir para que eles se sintam impulsionados a dar continuidade ao processo, já que a organização segue um fluxo contínuo e que deve ser tornar um hábito entre todos os funcionários.

É fundamental manter um ambiente organizado para melhorar a produtividade da empresa. Isso inclui não somente a parte física da loja, mas também uma boa gestão financeira e de processos, para otimizar os serviços realizados. Por isso, saber como organizar uma oficina de funilaria pode ser uma vantagem contra a concorrência e uma possibilidade de conquistar e fidelizar mais clientes.

Para criar um ambiente de trabalho mais agradável, invista em boas práticas, incentive os seus funcionários e estabeleça metas de organização. Além disso, lembre-se de manter uma rotina de organização, já que a oficina só vai se manter em ordem se todos os colaboradores estiverem engajados e habituados com a prática.

Você tem alguma dúvida ou gostaria de compartilhar conosco as suas dicas sobre como organizar uma oficina de funilaria? Então, deixe o seu comentário no post e conte-nos como é feita a organização da sua empresa.

Davi Souza

Sobre o Autor

Há 20 anos atuando com Consultoria e Gestão de Projetos 🔄 | Gestão de Vendas📊 | Marketing Digital🎯


Especialista no processo de compra de peças e lucratividade de oficinas com mais de 10 anos de experiência.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Conheça como milhares de compradores e vendedores de autopeças negociam na Partsfy

Success message!
Warning message!
Error message!