julho 18

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Entenda a importância da tecnologia para oficina

Por Davi Souza

julho 18, 2018


Não são apenas os automóveis e suas peças que estão se modernizando. A tecnologia para oficina está revolucionando esse modelo de negócio e obrigando os empreendimentos a efetuarem mudanças importantes para conquistar clientes cada vez mais exigentes. Nesse sentido, uma gestão eficiente é obrigatória para não ficar para trás no mercado atual.

Neste artigo, você verá como a tecnologia pode impactar em sua funilaria ou oficina, além de conhecer os benefícios de uma boa gestão para o crescimento do seu negócio. Continue a leitura!

O desenvolvimento da tecnologia para oficina

Como em todos os negócios, as empresas de conserto de veículos passam por um processo de modernização. Isso não significa apenas novas peças ou equipamentos, mas uma mudança na relação com o cliente e na divulgação da marca, o que potencializa a busca por novos consumidores.

Há alguns anos, era comum que um dono levasse o seu veículo sempre no mesmo lugar pela confiança estabelecida com os funcionários. Porém hoje é possível, com uma rápida pesquisa na internet, encontrar uma lista com diversas oficinas ou funilarias que oferecem um mesmo serviço, o que aumenta a concorrência.

Essa confiança permitia que, mesmo com processos desorganizados, o negócio prosperasse. Agora, é fundamental modernizar a empresa para atender às necessidades do cliente. A tecnologia é uma aliada na busca por uma gestão financeira melhor e uma prestação de um serviço mais personalizado, atendendo às necessidades de cada pessoa.

Os benefícios do uso da tecnologia

Gestão financeira do negócio

O desenvolvimento de softwares contábeis foi um dos grandes avanços na gestão das oficinas. Com a geração automática das informações, é possível coletar dados que, feitos manualmente, poderiam conter erros e acarretar em prejuízos para as oficinas. Assim, o gestor ou o dono pode acompanhar os resultados e tomar decisões melhores.

Com uma visão mais completa de todos os custos e ganhos da oficina, há a chance de entender quais são as atividades que geram mais receitas e quais são as mais deficitárias. Isso permite planejar, de uma forma mais eficiente, a alocação dos recursos e investir em opções mais lucrativas.

Organização do estoque

Um sistema de gestão eficiente permite à oficina controlar melhor o seu estoque, o que influencia diretamente na parte financeira e na qualidade do serviço prestado. Com as informações atualizadas, a chance de faltar uma peça na oficina é menor.

Além disso, esses dados calculam a repetição de cada serviço, o que mostra as necessidades diárias ou mensais de cada peça. Uma organização mais completa evita gastos com itens que não serão aproveitados e também otimiza o espaço usado para armazenar os materiais.

Otimização do planejamento de compras

Não é somente o estoque que é melhor organizado com a tecnologia. Todo o processo de compras de autopeças pode ser impactado, o que resulta na possibilidade de garantir preços e condições melhores na hora de abastecer a empresa com os itens necessários para os reparos.

Existem plataformas, como a Cotexo, que otimizam esse processo, aproximando as funilarias dos fornecedores. Esse contato direto permite uma gestão mais eficiente das peças para os donos, além da possibilidade de encontrar itens mais raros com uma gama maior de empresas.

Padronização dos processos

Imagine que, durante a sua folga, um cliente deixou um automóvel enguiçado em sua oficina, mas os seus funcionários não o avisaram. Alguns dias depois, ele liga para saber o andamento do conserto e você não sabe nem do que se trata o serviço. Qual a chance desse consumidor ficar satisfeito com o atendimento?

A tecnologia ajuda na organização dos processos internos, já que todos os serviços podem ser cadastrados em um sistema em poucos minutos. Conhecer tudo o que está em andamento no negócio impede erros e atrasos, que podem comprometer o atendimento realizado diariamente.

Mapeamento das informações

Conhecer o seu cliente é um dos pré-requisitos para oferecer um atendimento de qualidade. Por isso, criar uma base de dados pode ser um diferencial na hora de aumentar o faturamento da oficina. Com essas informações, é possível personalizar o relacionamento e saber quais itens devem ser mantidos ou melhorados no negócio.

Outro benefício é criar serviços digitais que melhorem a experiência do usuário. Um aplicativo da oficina, por exemplo, viabiliza ao consumidor acompanhar o seu conserto e solicitar um reboque com poucos cliques. Essa facilidade agiliza os processos e aumenta a capacidade da empresa de lucrar mais.

Relacionamento com o cliente

Os novos recursos tecnológicos são aliados na busca por um melhor suporte ao cliente. A necessidade de responder ligações foi substituída pelo WhatsApp ou Telegram, que atualizam o andamento dos serviços com mensagens rápidas. Isso aproxima o cliente da empresa, criando um diálogo mais leve e informal.

A resolução de problemas é outra vantagem, já que um atendimento personalizado aproxima o contato com o consumidor na procura por rápidas soluções. Também é possível enviar promoções e cupons de desconto por e-mail, o que ajuda na conversão de novos clientes e na fidelização dos atuais.

Divulgação da Sua Oficina

A internet possibilita que o nome da sua empresa seja conhecido mesmo por pessoas que nunca estiveram em seu bairro, por exemplo. Da mesma forma que a concorrência aumenta, são milhares de clientes em potencial que podem ser atingidos com uma boa propaganda nas redes sociais.

Com o crescimento de canais de avaliação, também aumentou a importância de oferecer um serviço de qualidade para todos os clientes. Uma espera maior ou um reparo mal realizado significam comentários negativos nas redes, o que afasta a aquisição de novos consumidores. Por isso, aliar um atendimento eficiente com um marketing diferenciado é fundamental.

A importância de se modernizar com rapidez

Em um mercado cada vez mais competitivo, não utilizar a tecnologia pode resultar em sérios problemas para as empresas. Atualmente, há pouco espaço para oficinas ou funilarias que não têm uma gestão profissional e não se preocupam em aperfeiçoar os seus processos para encontrar as melhores oportunidades de compra e venda.

Buscar maneiras de melhorar a rotina é um dos benefícios da tecnologia para oficina. A experiência do cliente deve ser uma das prioridades da oficina, o que abrange modernizar os processos internos e prestar um serviço de qualidade, que preze pelo profissionalismo e organização. Essa é a única maneira de garantir que esse consumidor volte à sua oficina no futuro.

A Cotexo otimiza o processo de compra de autopeças para oficinas (funilaria, pintura e/ou lanternagem), garantindo uma maior organização e lucratividade da sua oficina. Entre em contato conosco aqui no site para encontrar as melhores oportunidades!

Davi Souza

Sobre o Autor

Há 20 anos atuando com Consultoria e Gestão de Projetos 🔄 | Gestão de Vendas📊 | Marketing Digital🎯


Especialista no processo de compra de peças e lucratividade de oficinas com mais de 10 anos de experiência.

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