julho 21

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Peças online, você compra com bons fornecedores ?

Por Davi Souza

julho 21, 2016


A compra de peças para oficinas nem sempre é uma tarefa fácil. E a razão é compreensível: são tantas marcas e modelos de veículos que a confusão em determinados momentos é inevitável.

Paralelamente a isso, o processo de cotação costuma ser demasiadamente trabalhoso. É preciso ligar para os vendedores e passar uma série de informações, tais como o veículo, ano de fabricação, o chassi e outros de seu cliente. Posteriormente, as peças precisam ser passadas uma a uma, com seus respectivos nomes e códigos. O procedimento por si só já nos dá preguiça, certo?

Feito todo esse trabalho, é preciso ligar para um segundo fornecedor, um terceiro e assim por diante, a fim de obter novas cotações.

Mas, nem todos os compradores são empenhados deste modo – e o motivo é totalmente compreensível. Com tanto trabalho a ser feito, é comum que os donos de oficinas não queiram gastar tanto tempo realizando cotações e orçamentos. E no que isso reflete? Na finalização da compra já após a primeira cotação. O resultado disso, muitas vezes, é uma grande quantia de dinheiro jogado fora – tanto seu como de seu cliente.

Um bom vendedor, por outro lado, é aquele que visa lhe auxiliar a evitar erros no fornecimento. A razão é simples: ele é especialista na marca e nas peças dos veículos que vende, sendo o motivo pelo qual pode prestar o seu apoio no pós-venda e no serviço em questão.

Bons fornecedores e vendedores lhe darão a comodidade que você precisa para fechar negócio com eles. Oferecerão-lhe bons descontos e estarão preocupados com a sua venda, realizando a entrega rapidamente e com um pagamento flexível. Agilidade e variedade de produtos (com a oferta de peças originais, peças genuínas, peças alternativas ou até mesmo peças online) também são características que você deve buscar na sua rede de fornecedores.

Neste sentido, ter uma rede forte de bons fornecedores é essencial para o sucesso e crescimento constante do seu negócio. Muitas vezes, esse preceito vai contra a compra de peças online sem que seja estabelecida uma relação de confiança com o vendedor. Se você não o conhecer e principalmente, se não confiar em seu trabalho, ele não terá obrigação nenhuma de suportar o pós-venda.

Neste sentido, grande parte das peças (principalmente aquelas encontradas com dificuldade para atender aos objetivos da sua clientela) deve ser adquirida próximo à sua oficina, com vendedores de confiança – seja a sua necessidade relacionada às peças genuínas, peças originais, peças alternativas ou peças online. É claro que o ato de comprar autopeças oficinas ou comprar autopeças funilaria depende exclusivamente de você. Porém, essa decisão deve ser tomada não após a realização da primeira cotação, mas sim, após uma completa pesquisa para identificação de bons fornecedores e, especialmente, de bons vendedores (preocupados com o pós-venda e com o mantimento das relações com a sua funilaria/oficina).

Lembre-se que uma boa rede de fornecimento, composta por vendedores responsáveis, é capaz de intensificar a sua cadeira de suprimentos, o que traz benefícios diretos para o seu negócio e influencia diretamente na satisfação de seus clientes.

Davi Souza

Sobre o Autor

Há 20 anos atuando com Consultoria e Gestão de Projetos 🔄 | Gestão de Vendas📊 | Marketing Digital🎯


Especialista no processo de compra de peças e lucratividade de oficinas com mais de 10 anos de experiência.

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