Uma das coisas mais importantes na rotina de trabalho de uma oficina de funilaria é a compra das peças necessárias para consertar os veículos. No entanto, essa é uma tarefa difícil na mesma medida em que é importante, pois muitos empresários ou funcionários responsáveis pelas compras têm utilizado a internet para facilitar o cotidiano e, às vezes, peças erradas acabam chegando até a empresa. O que fazer?
Primeiramente, a estratégia mais inteligente é evitar erros na compra, sobre isso, cabem algumas considerações:
• Comprar peças online é, sim, uma boa alternativa, mas apenas para quando o parachoque, o farol ou a autopeça que você está procurando não pode ser encontrada em lojas físicas na sua cidade. Para esse tipo de compra, que exige mais cuidado, os e-commerces não devem ser a prioridade, mas sim um “plano B”.
• Determinados modelos específicos de autopeças, usados em acabamentos também muito específicos, acabam sendo mais difíceis de encontrar e a internet acaba sendo a única saída para atender o cliente.
• Ao comprar pelo Mercado Livre, não deixe de considerar a avaliação do vendedor. Na página do produto, há uma série de opiniões de outros compradores, leia-as atentamente para ver o que as pessoas acharam. Também tem a porcentagem de aprovação e o total de vendas que já foram realizadas, outros números que devem ser levados em conta.
Se todos esses dados indicarem que quem está vendendo pode não ser confiável, procure outra pessoa para fornecer o parachoque, farol, parabrisa ou o que quer que seja.
• As peças mais fáceis de serem enviadas erradas ou trocadas são as que compõem o motor dos automóveis, portanto, quando precisar adquirir uma dessas, redobre todos esses cuidados.
E se eu comprar a peça errada?
Se mesmo como todos esses cuidados se ao comprar peças online ela vier errada, existem algumas medidas que podem ser tomadas para tentar reverter essa situação de forma rápida e, de preferência, sem atrasar ou prejudicar o serviço do cliente.
• Entre em contato com o vendedor ou com o site em que você fez a compra de imediato. Explique exatamente e em detalhes o que aconteceu e pergunte o que deve ser feito, qual é o procedimento padrão.
• Em muitos sites existe uma política de troca e devolução. Antes de comprar, é importante procurar essa informação e estar “munido” com ela posteriormente, se necessário. Isso facilita e agiliza o processo.
• Infelizmente, nem sempre o site ou o vendedor têm a boa vontade de atender à sua demanda rapidamente. Se for esse o caso, não tenha receio de “ficar no pé” e de entrar em contato quantas vezes forem necessárias para resolver. Especialmente se o erro foi do fornecedor.
• Existem sites que apoiam os consumidores que estão nesse tipo de situação. O Reclame Aqui é um dos mais conhecidos, portanto, não deixe de usá-lo. Relatar a sua experiência com um vendedor ou site pode ajudar outros compradores e também é uma pressão a mais para que o problema seja resolvido.
• Lembre-se: procurar fornecedores próximos da sua cidade facilita futuras trocas.