Mindset é uma palavra inglesa muito utilizada na teoria das decisões que significa “Modelo Mental”. O Mindset é um conjunto de premissas, metodologias ou forma de pensar de uma pessoa, ou conjunto de pessoas, que está tão enraizado na empresa que incentiva a todos os colaboradores a continuar a adotar comportamentos similares e coerentes. Deixe-me explicar de uma forma mais simples de entender, o mindset é maneira de pensar de sua empresa. A maneira de pensar dos sócios da empresa normalmente refletem a maneira de pensar de todos os colaboradores, assim quando o dono é extremamente rígido com a qualidade dos serviços da oficina, seja oficina de funilaria ou oficina mecânica/centro automotivo, a tendência é que todos os colaboradores também tenham consciência e comportamentos com a questão da qualidade.
Existem modelos mentais para cada tipo de atividade. O mindset do responsável pela gestão operacional da oficina é diferente do mindset do responsável pela gestão financeira/negócios da empresa. Uma pessoa pode ter mais de 1 mindset (é muito comum reparadores que são únicos donos e são responsáveis por tudo) mas o ideal é sempre trabalhar com sócios com mindsets complementares.
Mindset Operacional
O modelo mental do responsável operacional deve considerar aspectos como :
- Qualidade dos serviços da oficina
- Entrega dos serviços da oficina no prazo
- Compra de autopeças com lucratividade (lembre-se que comprar B-E-M é o caminho para ser mais lucrativo)
- Gestão da operação e dos colaboradores
O responsável pela operação da oficina deve ter como preocupação diária dois pontos fundamentais para oficina, o Orçamento (como entra dinheiro na sua oficina) e as Compras (como que sai dinheiro de sua oficina). Os custos fixos, como são previsíveis, são gastos que devem ser controlados com uma boa precificação da hora da mão de obra (veja este artigo sobre ticket-médio). Custos variáveis (como a compra de peças) são custos que se reduzidos influenciam diretamente a lucratividade da oficina. Se o operacional conseguir garantir que os custos-fixos sejam pagos com a mão de obra, as o setor de compras (quando bem administrado) vai fazer o dinheiro sobrar na mão do empresário do setor de reparação.
Mindset de Negócios
O mindset do responsável por negócios deve considerar aspectos como :
- Melhores Canais de Aquisição (veja este artigo para ter mais dicas) e como atraí-los
- Garantir que o financeiro esta em dia (fluxo de caixa, contas a pagar, contas a receber, etc)
- Estratégias de crescimento e lucratividade
O modelo mental de quem cuida desta parte é bem exato e matemático, será o responsável por ver o números, fazer contas e entender se a sua oficina esta no caminho do sucesso ou do fundo do poço (vejo muitas oficinas com o pátio cheio, trabalhando muito e mesmo assim falindo, infelizmente).
A idéia destes dois perfis de modelos mentais é facilitar a divisão de papéis e responsabilidades e principalmente garantir que sua oficina esteja nos trilhos (tanto no operacional quando no estratégico).
Conversando com vários donos de oficina percebo que a grande maioria somente preocupa-se com a operação. Ficam “perdidos” entregando carros, fazendo orçamentos, comprando mal e acreditando que a oficina esta indo muito bem e somente tomam conhecimento dos problemas estratégicos/financeiro quando é tarde.
Unindo o Mindset Operacional com o Mindset de Negócios/Financeiro certamente a lucratividade de sua oficina vai aumentar consideravelmente !
É preciso parar e refletir, como posso ser mais lucrativo e rentável na minha oficina ? Esta reflexão pode ser boa (“estou no caminho correto”) ou melhor ainda (“preciso mudar logo para não perder mais meu tempo e dinheiro”).