novembro 22

0 comments

Não perca as 8 dicas de como melhorar a compra de autopeças

Por Davi Souza

novembro 22, 2018


O desperdício de dinheiro é um grande problema na maioria das oficinas e, sabendo como melhorar a compra de autopeças, você já resolve boa parte dessa situação. Além disso, comprando produtos superiores e pagando menos, é possível oferecer serviços com melhor qualidade por bons preços, o que ajuda na conquista de novos clientes.

Continue com a leitura deste texto que preparamos exclusivamente para você e veja 8 dicas que explicarão como melhorar a compra de autopeças e trazer mais qualidade à sua oficina!

1. Pesquise sobre a reputação do fornecedor

Um dos principais itens em uma boa gestão de compras é conhecer bem os seus fornecedores, obtendo o máximo de informações possíveis, como prazos de entrega, localização, instalações e marcas com as quais trabalha. Nos dias de hoje essa tarefa é relativamente simples.

Graças à internet e, principalmente, às redes sociais e fóruns de discussão online, é possível obter a opinião de outras pessoas em relação aos fornecedores e ver se eles realmente cumprem o que prometem. Também é muito mais fácil entrar em contato e verificar se eles estão à disposição em caso de problemas.

É sempre válido verificar se o fornecedor tem um site ou blog, quais informações ele traz e, principalmente, comparar com o que os clientes estão falando. Contudo, é importante ter mais de uma fonte. Pesquise bastante em fóruns de discussão especializados e nas redes sociais.

2. Observe a qualidade da peça

Por mais que você seja um profissional extremamente capacitado e só trabalhe com os melhores, para ser uma oficina referenciada e atender a seguradoras, por exemplo, é preciso que isso reflita na qualidade final do serviço prestado e, com autopeças e insumos inferiores, a tarefa é quase impossível.

Por esse motivo, é muito importante que todos os produtos usados em sua oficina sejam de excelente qualidade. Ao comprar a tinta para a pintura do veículo, por exemplo, se a escolha não for feita corretamente, o serviço pode até ficar bom no momento da entrega, mas após algum tempo podem ocorrer mudanças na cor, de modo a deixar o cliente insatisfeito.

Uma das piores coisas para qualquer empresa é justamente isso, afinal, além de não indicar a sua oficina para os amigos, um cliente insatisfeito vai lhe trazer custos extras, uma vez que o serviço, provavelmente, terá de ser refeito, consumindo mais tempo e mão de obra que poderiam ser usados em outro trabalho.

3. Verifique se existe selo do Inmetro

Uma das formas de garantir que o produto usado é de excelente qualidade e não vai lhe trazer problemas é procurando pelo selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Isso garante que o material passou por rigorosos testes e está dentro das especificações exigidas.

No caso de autopeças, a atenção a esse selo deve ser ainda maior, uma vez que um produto de má qualidade afeta não só a aparência. Ela pode ocasionar sérios acidentes, sobretudo se for um componente estrutural da suspensão ou dos freios. Lembre-se que você é o responsável pela segurança dos seus clientes.

4. Não foque apenas no preço

Um erro que muitas oficinas cometem ao comprar autopeças é observar somente o preço. Existem produtos com bom custo-benefício, ou seja, que sejam baratos e tenham boa qualidade. Contudo, é preciso saber procurar bem para não prejudicar o serviço prestado.

Por mais que preços baixos sejam tentadores, eles podem trazer diversos problemas. Novamente, é sempre bom lembrar que a sua oficina é responsável pela segurança do cliente e que todo serviço, obrigatoriamente, precisa ter garantia.

5. Opte por marcas confiáveis

Uma boa forma de garantir que a autopeça comprada seja de qualidade, independentemente de quanto ela custou, é optar por marcas que sejam reconhecidamente confiáveis. Uma boa parte dessas empresas está no ramo há bastante tempo e têm muita experiência, o que acaba refletindo em seus produtos.

Além disso, usar peças conhecidas faz com que o seu cliente se sinta seguro para indicar a sua oficina para os amigos, o que acaba trazendo mais serviços e, por consequência, o crescimento da empresa. Faça uma pesquisa e veja quais fabricantes são referências de qualidade e bons preços.

6. Verifique a experiência do fornecedor

Como dissemos, fabricantes experientes costumam trazer uma excelente qualidade em seus produtos, por isso, pesquise bastante pelos melhores. Contudo, isso não quer dizer que uma empresa nova não tenha boas autopeças, afinal, experiência e tempo de mercado nem sempre estão conectadas.

Não adianta uma empresa ter vários anos se os seus funcionários são inexperientes ou não foram devidamente treinados. Sendo assim, pesquise bem e sempre mantenha um diálogo bem próximo com seus fornecedores, afinal, além de construir um bom relacionamento, você pode ajudar a melhorar os produtos.

7. Fique atento à capacidade de fornecimento

Uma boa dica de como melhorar a compra de autopeças é prestar muita atenção quanto à capacidade de fornecimento de uma empresa. Além da qualidade do serviço, a pontualidade e o cumprimento dos prazos são essenciais para destacar a sua oficina dentre as demais.

Se você estabelecer um prazo para finalizar um serviço e seu fornecedor não dispor os produtos necessários em tempo, sua oficina sairá prejudicada. Por isso, sempre verifique se o material está disponível e procure por opções mais rápidas e confiáveis, mas sem descuidar da qualidade.

8. Fique atento à data de validade das peças e insumos

Por fim, temos outra dica muito importante de como melhorar a compra de autopeças e que, infelizmente, poucos prestam atenção. É importante se atentar à data de validade dos produtos comprados. Ao adquirir tintas e solventes próximos do vencimento, por exemplo, pode ser que quando aplicados no carro, eles já não estejam em boas condições.

Percebeu como melhorar a compra de autopeças não é tão difícil e ainda traz uma série de vantagens para a sua oficina? Para facilitar ainda mais esse processo, procure por plataformas de compras que aproximem o cliente do fornecedor. Elas são uma excelente forma de entrar em contato com os melhores e conseguir bons negócios.

Quer conhecer uma excelente plataforma de compras ou tirar algumas dúvidas? Entre em contato com a Cotexo. Nossa equipe está pronta para atendê-lo!

Davi Souza

Sobre o Autor

Há 20 anos atuando com Consultoria e Gestão de Projetos 🔄 | Gestão de Vendas📊 | Marketing Digital🎯


Especialista no processo de compra de peças e lucratividade de oficinas com mais de 10 anos de experiência.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Conheça como milhares de compradores e vendedores de autopeças negociam na Partsfy

Success message!
Warning message!
Error message!