julho 27

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Gestão de Oficina : Marketing Offline atrai mais clientes ?

Por Davi Souza

julho 27, 2017


Para facilitar o entendimento de marketing na gestão de oficinas vou dividir o marketing em dois mundos, o mundo offline e o mundo online. Se ainda não leu o artigo Como o Markeging Evolui a Gestão de Oficina clique e leia antes de prosseguir neste artigo pois vai ajudá-lo a entender melhor como o marketing pode ajudar sua oficina, seja oficina mecânica seja oficina de funilaria e pintura.

Qual o melhor tipo de investimento de marketing na gestão de oficina, Marketing Online ou Marketing Offline ? A realidade é que ambos são diferentes e possuem suas vantagens e desvantagens.

Marketing Offline na Gestão de Oficina :

Marketing offline é o marketing tradicional que consiste no uso de diversas ferramentas para propagação de seus serviços. Algumas das promoções que estão relacionadas ao marketing offline são : distribuição de panfletos, anúncio em rádio e TV, propaganda impressa em jornais e revistas, envio de mala direta, organização de eventos.

No caso de oficinas mecânicas ou oficinas de funilaria e pintura é sempre importante pensar na relação que existe em sua prestação de serviços com a localização de seus clientes. É comum que as pessoas optem por escolher oficinas que são perto de sua casa e de seu trabalho, assim ações locais como divulgação em embalagens de pão ou panfletagem podem levar mais clientes para sua oficina.

É importante lembrar sempre da promoção. Promoção em marketing refere-se a uma atração do cliente para vender seus produtos ou serviços. Uma divulgação de sua oficina simplesmente com o seu nome e telefone ajuda na divulgação da marca mas não atrai clientes tão bem quanto uma promoção de produtos ou serviços. Desta maneira opte sempre por criar um mix de divulgação da marca junto com promoções, por exemplo, “Atendemos a todas as seguradoras com desconto na franquia para qualquer seguradora e com carro reserva por 2 semanas”.

Este exemplo anterior pode parecer furada pois você pagaria pelo desconto da franquia e pelo carro reserva pela seguradora, certo ? Na realidade se sua oficina optar por descredenciar-se da seguradora pode trabalhar com um valor de mão de obra hora maior e assim sobra  dinheiro para investir mais na atração de consumidores com seguro mas sem ter que dividir seus lucros com a seguradora, para ficar mais claro como funciona esta estratégia sugiro a leitura do artigo :

Como mapear seus canais de aquisição de sua oficina ?

Sua lucratividade esta DIRETAMENTE relacionada com o custo trazer o cliente o quanto este cliente deixa de lucro na sua oficina.

Se você não gastar “nada” para trazer o cliente, por exemplo credenciando-se a uma seguradora, o lucro que ele vai deixar na oficina é incrivelmente menor que o lucro de um particular. Se você deixa a seguradora fornecer as peças nas sua oficina é ainda pior pois é na compra de peças que existe um potencial bom de rentabilidade na oficina.

Imagine que por não ser credenciado a seguradoras cobra R$ 100,00 a hora de mão de obra e fornece as peças. Se um credenciado receber R$ 25,00 a hora e não fornecer peças sua empresa estaria ganhando aproximadamente 5X mais dinheiro por veículo, ou seja, neste cenário mesmo fazendo menos carros você vai ganhar mais dinheiro no final do mês (consequentemente pode ter menos funcionários e um galpão menor).

Estratégia de marketing tem relação com seu posicionamento no mercado e pensar sempre na sua lucratividade vai ajudar a tornar suas decisões mais simples. Uma provocação para pensar : Você prefere fazer 100 carros por mês e sobrar R$ 5.000,00 no final do mês ou fazer 20 carros e sobrar R$ 7000,00 ? Prefere trabalhar mais para ganhar menos ?

Outro ponto para pensar. Se as pessoas optam por ir na oficina mais próxima de sua casa ou trabalho será que a demanda é realmente da seguradora ? Você já parou para contabilizar quais clientes chegam na sua oficina  pois confiam no seu trabalho ou estão por perto e quanto vem apenas por conta da seguradora ?

Se eu morar perto de sua oficina, conhecer sua oficina a mais de 10 anos e confiar no seu serviço ao levar meu carro na oficina (mesmo que tenha seguro) levei por conta da  minha confiança no reparador e não necessariamente por conta da seguradora. Se este for o caso sua empresa acabou de passar todo o lucro para a seguradora sem que a mesma tenha levado o cliente para sua oficina.

Sempre pense neste tipo de situação para ter um bom posicionamento e estratégia de marketing, tanto na atração quanto no quanto o cliente deixa de rentabilidade na sua empresa.

Pense sempre em como tornar-se mais lucrativo e faça sempre as contas senão alguém vai fazer as contas pela sua empresa e o dinheiro vai fluir para fora do seu bolso.

 

 

Davi Souza

Sobre o Autor

Há 20 anos atuando com Consultoria e Gestão de Projetos 🔄 | Gestão de Vendas📊 | Marketing Digital🎯


Especialista no processo de compra de peças e lucratividade de oficinas com mais de 10 anos de experiência.

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  1. Marcelo,parabéns excelente!
    Sempre estou acompanhando tudo e sabemos que hoje estamos muito focado para as seguradoras.
    Precisamos repensar nosso negócio
    Grande abraço !

    1. Silvio é apenas uma questão de posicionamento !

      Foi criado um modelo em operação com seguradoras que mostrou-se insustentável para as funilarias. É necessário trabalhar canais de aquisição diferentes e assim o carro chegar sem ser via seguradoras. Muitas oficinas estão trabalhando junto com corretores de seguros e pagando por indicação afim de conseguir serviços que não são de seguradoras. O problemas nestas situações é que se você estiver credenciado dificilmente vai aumentar seu ticket de mão de obra.

      Vamos falando ! Obrigado por acompanhar o blog !

      Abraços,

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