Nem só de preços bons e serviços de qualidade se faz uma empresa, especialmente nos dias de hoje, em que a concorrência está cada vez mais alta. Nas oficinas reparadoras de veículos, o bom atendimento é um diferencial fundamental na gestão de funilarias, principalmente devido ao fato de que muitos clientes não dominam a temática de reparação de automóveis, por isso, dão preferência a um estabelecimento que transmita segurança e credibilidade.
Os funcionários que trabalham na oficina ou funilaria e que, portanto, estão em contato mais direto com a clientela, devem ser treinados para se relacionar com esse público da melhor forma. A própria diretoria pode oferecer esse treinamento, desde que saiba exatamente o que faz um atendimento ser bom, o atendimento é uma parte fundamental da gestão de funilarias.
Veja a seguir alguns passos para oferecer um atendimento de qualidade e diferenciado, que vai servir tanto para captar novos clientes quanto para fidelizar aqueles que já fecharam um serviço com a sua oficina.
1. Explique o procedimento
Como mencionado anteriormente, nem todos os clientes entendem de reparação automotiva, por isso, explique o serviço que será realizado pacientemente, quais peças serão substituídas (se for o caso), quanto tempo leva para fazer cada coisa e assim por diante.
Embora isso seja algo que esteja mudando, as mulheres tendem a se sentir mais inseguras quando levam o seu veículo a uma oficina e muitos profissionais agem de má fé, acreditando que elas entendam menos do que os homens. Sempre que uma mulher for até a sua oficina, sabendo dessa possível insegurança, é preciso dar uma atenção ainda maior nessa explicação.
2. Deixe o cliente livre
Jamais tente pressioná-lo para fechar o serviço com você: ele deve ser induzido a isso. As pessoas gostam de sentir liberdade na tomada de decisões, por isso, depois de explicar o procedimento e oferecer um orçamento, deixe o cliente livre para procurar outra oficina para fazer uma comparação. Se você estiver oferecendo um serviço de qualidade, por um preço justo e, acima de tudo, atendê-lo bem, ele vai voltar. Mas, se pressionar, possivelmente perderá um cliente.
3. Conheça o seu negócio
Essa é uma dica óbvia, mas que não pode jamais ser negligenciada. Garanta que os colaboradores da sua oficina realmente saibam o que estão oferecendo, conheçam todos os serviços e, mais que isso, saibam traduzir isso em uma linguagem acessível para o cliente.
4. Invista no pós-venda
Para fidelizar um cliente, nada melhor do que mostrar que a sua oficina se importa com ele. Depois de ter finalizado o serviço, espere alguns dias e entre em contato para saber se ele está satisfeito, se o problema foi solucionado, se ele precisa de mais alguma coisa. Caso ele tenha mencionado que levou o veículo para fazer uma revisão antes de uma viagem, aproveite para perguntar como foi o trajeto e coloque-se sempre à disposição.
5. Simpatia
Ninguém gosta de chegar a um estabelecimento e ser recebido por uma pessoa mal-humorada, não é mesmo? Lembre seus funcionários de que uma recepção agradável e simpática faz toda a diferença para que aquele cliente decida ficar.