Garantir uma boa gestão de fornecedores é fundamental para manter a oficina competitiva no mercado e crescer. Quando realizada corretamente, essa prática gera diversos benefícios à empresa, que impactam diretamente na parte financeira. Você sabe o que significa esse termo? Como fazer corretamente essa gestão?
Continue a leitura deste conteúdo para entender o que é a gestão de fornecedores, o motivo dela ser importante, como fazê-la corretamente e muito mais!
O que é gestão de fornecedores?
O termo gestão engloba o controle e a análise de todos os detalhes que envolvem determinada tarefa. Quando usado para falar sobre fornecedores, significa prestar atenção e ter que tomar certas atitudes em relação a compras, prazos de entrega, preços, qualidade, entre outros pontos.
De forma bem simples, podemos dizer que a gestão de fornecedores significa acompanhar de perto tudo o que envolve o processo de compras, desde os insumos usados para os serviços até os materiais de limpeza e escritório. Quando benfeita, ela gera muitos benefícios. Vamos ver quais são eles?
Qual é a importância de uma boa gestão de fornecedores?
Alguns dos pontos-chave para uma boa gestão de fornecedores são o prazo de entrega, a qualidade e os custos. Por que eles são importantes? Se você conhece bem esses itens, consegue trabalhar com um estoque mais modesto, garante mais satisfação por parte do cliente e não aumenta o valor dos serviços.
Com isso, é possível economizar comprando somente o que for preciso e quando for necessário, adquirindo produtos melhores sem pagar mais por isso e não atrasando serviços por falta de material. Aliás, esse é um dos maiores problemas causados pela má gestão de fornecedores.
Como fazê-la corretamente?
Para ter uma boa gestão de fornecedores, é necessário acompanhar de perto alguns itens bem importantes e, principalmente, manter uma constância nessa ação, visto que o mercado muda muito. Vamos conhecer algumas dicas para tornar a sua oficina ainda melhor?
Registre a entrada e a saída de itens
Para uma boa gestão de fornecedores, é muito importante ter organização, e isso começa com o registro de tudo o que entra e o que sai da oficina. Por que essa etapa é fundamental? Porque somente assim é possível determinar quais itens são mais usados, se existe urgência na compra ou se o prazo para aquisição pode ser maior, se é necessário ter determinado material em estoque etc.
Quer um exemplo prático? Ao fazer o registro de tudo o que entra e o que sai da oficina, você pode perceber que determinado material quase não tem saída, e quando precisar dele, tanto a compra quanto a entrega vão acontecer rapidamente — mas o custo é maior. Pode existir outro fornecedor que tem preços melhores, mas o produto demora um pouco mais para vir. Nesse caso, existe urgência? Por que não comprar mais barato?
Faça inventários regulares
Juntamente ao registro de entrada e saída de itens, é muito importante fazer inventários regulares para saber tudo o que se tem no estoque. Nesse momento, também é uma boa ideia dar aquela organizada em tudo para não comprar algum material e depois descobrir que já o tinha.
Da mesma forma que aconteceu no exemplo anterior, é possível escolher entre um fornecedor que entrega rápido e cobra a mais por isso, ou outro que demora um pouco mais, mas o custo é menor. O inventário rotativo permite definir quando é o momento de adquirir algo e de quem.
Tenha um bom relacionamento com os seus fornecedores
Outro fator muito importante é ter um bom relacionamento com os fornecedores. Esse é um excelente meio para conseguir prazos de entrega melhores, formas de pagamento mais atrativas e até mesmo descontos na compra de materiais mais usados.
Além disso, se você conhece profundamente determinado fornecedor, é mais fácil ter a certeza de que pode ou não contar com ele durante imprevistos — e sabemos que eles podem acontecer. Sempre busque os canais de atendimento e veja se eles funcionam adequadamente.
Atente-se à variação de custos
Observar a variação de custos também é um detalhe muito importante para uma boa gestão de fornecedores. Sabemos que o mercado muda muito, e não é porque alguém vende mais barato agora que isso vai permanecer para sempre. Acompanhe e registre o preço de tudo o que é comprado.
Se o preço de determinado fornecedor subir muito, é possível fazer um comparativo com os outros e questionar o porquê disso. Acompanhando de perto essas variações, fica mais simples escolher de quem comprar, conseguindo sempre os melhores preços, mas sem descuidar da qualidade — que é o próximo tópico a ser abordado.
Preze sempre pela qualidade dos produtos
A variação de custo também serve para monitorar a qualidade dos produtos. Da mesma forma que os preços podem subir muito, eles podem cair. Se não for uma promoção, é bom se atentar. Muitas vezes o fornecedor pode ter trocado o produto vendido por uma marca mais barata, mas que não é tão boa.
Em outros casos, o produto pode até ser o mesmo, mas teve sua quantidade reduzida ou a composição modificada. Faça inspeções constantes no que você compra e veja se a qualidade é sempre a mesma. Oferecer produtos inferiores por preços menores não é uma boa opção para quem quer crescer e ser referência no mercado.
Faça uma análise nos prazos de entrega
Reparou que em muitos dos tópicos falamos sobre os prazos de entrega? Um bom fornecedor de autopeças é aquele que entrega rápido, por um bom custo e oferece produtos com excelente qualidade. Existem diferenças, porém, no tempo de entrega, e até mesmo um dia pode ser importante.
Para uma gestão de fornecedores eficiente, é necessário ter em mente os prazos de entrega e a disponibilidade de material de cada um, afinal, isso é fundamental na hora da escolha. Como já dissemos, uma das piores coisas para uma oficina de funilaria e pintura é atrasar um serviço por falta de material, ainda que a culpa não seja dela.
Qual é a melhor ferramenta para uma gestão de fornecedores eficiente?
Sabemos que nem sempre é fácil fazer tudo o que mostramos nesta lista — principalmente se você for mais “mão na massa”, ou seja, não gosta tanto desses assuntos de escritório. Quer uma dica? Utilize um bom sistema de gerenciamento para oficinas, pois eles são bem eficientes e poupam muito trabalho.
A Plataforma Cotexo, por exemplo, coloca você em contato com os melhores fornecedores e para ajudar na gestão e operação da sua oficina. Alguns detalhes legais sobre esse sistema é que tudo é feito de forma online e que ele foi desenvolvido tanto para os pequenos negócios quanto para os grandes.
A gestão de fornecedores é fundamental para o crescimento de qualquer empresa, em especial para as oficinas de funilaria e pintura, que demanda a compra da peça de reposição. Ponha em prática o que aprendeu neste post, conte com um bom sistema de gestão de compras e fornecedores!
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