outubro 5

0 comments

Exame minucioso do Fluxo de caixa na oficina

Por Davi Souza

outubro 5, 2023

autopeças online, funilaria e pintura, gestão de oficina, gestão de oficina automotiva

A nossa 3ª dica das 5 dicas para comprar melhor autopeças é fazer um exame minucioso do Fluxo de caixa na oficina. Quem está à frente da gestão de funilaria tem diversos desafios para conquistar o sucesso. Mas um dos desafios mais importantes que precisamos é o controle (exame minucioso) do fluxo de caixa da oficina, que é considerado o verdadeiro pulmão de todo o empreendimento.

Somente a partir de um fluxo de caixa bem feito é possível garantir maior margem de lucro, melhores compras e o controle de estoque, garantindo assim que seja possível uma visão macro de toda a saúde financeira da empresa.

 Inscreva-se e receba os melhores conteúdos sobre gestão de oficinas e rentabilidade.

O que é fluxo de caixa?

Fazem parte do fluxo de caixa de qualquer empresa: a quantidade de dinheiro que a empresa tem em caixa, a quantidade de serviços que serão recebidos à vista, os que serão recebidos parcelados ou a prazo, quais os pagamentos a fornecedores e compra de insumos e peças devem ser feitos e quais são os saldos. Sim, saldos. Porque é preciso controlar o saldo do dia, e o saldo total. No saldo do dia calcula-se a quantidade de saída e entrada de valores do dia, já no saldo total, calcula-se também a quantidade gasta do saldo inicial menos o que foi gasto no dia, e a previsão de valores a entrar futuras.

Também devem fazer parte de um fluxo de caixa completo, os valores gastos com compra de equipamentos, contas de luz, água, salários e comissões. Ou seja, tudo que tenha dinheiro envolvido deve ser controlado, para que não aconteçam perdas ou gastos desnecessários.

O controle do fluxo de caixa é essencial para a gestão de funilaria. Afinal, somente com ele será possível verificar como está a saúde financeira das oficinas. É através dele que é possível tomar decisões de investimentos dentro da empresa, compra de insumos e etc. Por isso é preciso ter muita disciplina e registrar toda a movimentação financeira da oficina, sem deixar para trás nenhum dado.

Imagine por exemplo que uma oficina vá pegar um serviço que demande um grande número de peças, que não estão no estoque da empresa. A compra deve ser negociada de tal forma a garantir que aja lucro mesmo que o pagamento do serviço seja feito muito tempo depois.

Qual a melhor maneira de controlar o fluxo de caixa na oficina?

Atualmente ficou mais fácil fazer este tipo de controle dentro dos reparadores de veículos e oficinas. Isso porque o mercado oferece uma infinidade de sistemas desenvolvidos exclusivamente para este mercado e facilitam o controle de todas as informações.

Conheça alguns sistemas de gestão para funilaria e pintura e escolha o melhor

Esses sistemas permitem que você controle todos os passos dos serviços realizados nos carros dentro da oficina. Você pode gerenciar contas a pagar, pagamentos de salários, comissões e horas extras necessárias. Além disso, é possível analisar o estoque e fazer cotação de peças, garantindo assim que você encontre a melhor lucratividade em qualquer orçamento. Desta forma, fica muito mais difícil perder dinheiro nos negócios ou até perder para outros reparadores de veículos concorrentes. Afinal, ficará muito mais fácil verificar qual é a margem de lucro de cada serviço, possibilitando assim dar descontos de forma mais efetiva.

Davi Souza

Sobre o Autor

Há 20 anos atuando com Consultoria e Gestão de Projetos 🔄 | Gestão de Vendas📊 | Marketing Digital🎯


Especialista no processo de compra de peças e lucratividade de oficinas com mais de 10 anos de experiência.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Conheça como milhares de compradores e vendedores de autopeças negociam na Partsfy

Success message!
Warning message!
Error message!