julho 11

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Entenda a importância da pesquisa de satisfação com clientes

Por Davi Souza

julho 11, 2019

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O número de pessoas que frequentam a sua oficina caiu? A sua empresa tem bons resultados, mas não consegue crescer? A resposta para essas perguntas está na pesquisa de satisfação com clientes, que é uma técnica para aproximá-los do seu negócio e conseguir informações importantes.

A conta é simples: quando você entende o que os seus consumidores esperam do seu serviço, o próximo passo é trabalhar para entregar a solução e conquistar a sua confiança. Isso é possível mesmo com poucos recursos, já que existem questionários prontos e o contato pela internet é rápido e eficaz.

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Quer entender os benefícios de aplicar a pesquisa na sua oficina? Confira o nosso post!

Como funciona a pesquisa de satisfação com clientes?

A pesquisa de satisfação é uma prática comum nas empresas, mas que permanece relevante para entender a visão dos clientes sobre o seu negócio. A principal mudança foi na forma como ela é feita, já que os antigos papéis com perguntas e sugestões foram substituídos pelo contato online com formulários.

O dono da oficina cria um questionário com perguntas diretas e as respostas devem ser simples, como notas de 0 a 10, sim e não ou escalas (muito insatisfeito até muito satisfeito). O seu objetivo é conhecer a aprovação dos clientes em relação aos seus serviços e identificar possíveis problemas.

É importante diferenciar a pesquisa de SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). Enquanto o segundo é um canal de diálogo para reclamações, sugestões ou dúvidas, o primeiro é uma ação proativa, com um método definido, da empresa — ou seja, fornece uma base para perceber falhas e buscar soluções para aumentar as vendas.

Quais os benefícios da pesquisa de satisfação?

O consumidor é o coração de qualquer negócio, o que não é diferente dentro da oficina. Existem empresas que acreditam que estão no caminho certo, mas não veem os seus resultados melhorarem. A pesquisa de satisfação é uma opção barata para solucionar isso.

Ao saber o que pensam os seus clientes, você ganha uma vantagem competitiva. É possível oferecer um serviço personalizado que não é encontrado na concorrência ou um atendimento especializado, por exemplo, que são fatores que melhoram a sua experiência. O lema deve ser melhorar para vender sempre.

Outro benefício é a fidelização. Se alguém faz o reparo de um carro na sua oficina e, depois da entrega, você entra em contato para perguntar sobre o serviço e oferecer um canal para dúvidas e sugestões, as chances dele retornar são maiores. Conquistar um consumidor antigo é mais barato do que um novo.

Como realizar a pesquisa na sua oficina?

Em grandes empresas, é comum que haja uma equipe destinada somente para fazer as pesquisas e conhecer a opinião do cliente. Em uma oficina menor e com o orçamento mais apertado, o ideal é criar um formulário com perguntas rápidas e enviar por e-mail ou pelas redes sociais.

Esse contato deve ser realizado no período de pós-venda, que são os dias seguintes à entrega do serviço. Itens como atendimento, rapidez e qualidade do conserto devem ser questionados e as respostas são cadastradas em um banco de dados, no qual será possível avaliar o rendimento da sua equipe e buscar uma melhora contínua.

A pesquisa de satisfação com clientes é uma das estratégias que melhora o seu relacionamento e permite encontrar formas de aumentar o faturamento. O mais interessante é que essa é uma saída barata e simples para aproximar o seu contato com os consumidores e oferecer aquilo que eles procuram, o que gera a fidelização.

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Davi Souza

Sobre o Autor

Há 20 anos atuando com Consultoria e Gestão de Projetos 🔄 | Gestão de Vendas📊 | Marketing Digital🎯


Especialista no processo de compra de peças e lucratividade de oficinas com mais de 10 anos de experiência.

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