agosto 3

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Como seu site ajuda a atrair clientes para oficina ?

Por Davi Souza

agosto 3, 2017


Empresários do setor de reparação ainda não conseguiram identificar o real impacto da internet para atrair clientes para oficina, poucos reparadores usam a internet para criar mais oportunidades de vendas para suas oficinas e aumentar sua base de clientes. Uma das maiores diferenças entre o marketing tradicional (leia aqui o artigo sobre Marketing Offline para sua oficina) e o marketing digital é que no digital é possível medir todas as ações e seus resultados.

O principal ativo que qualquer empresa pode ter na internet para marketing é o site da empresa e no mundo de oficinas mecânicas e oficinas de funilaria e pintura este ativo continua muito importante. O site de sua oficina é sua cara na internet. Existem estudos que comprovam que a aparência e design são o principal responsável para que um usuário continue no seu site, assim ter um site construído pelo seu afilhado a 10 anos atrás somente não vai atrair clientes para oficina e vai passar a impressão que sua empresa não é séria.

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Desta maneira a primeira dica de marketing digital para sua oficina é ter um site muito bem feito e com um ótimo design.

Como fazer um site bem feito para oficinas ?

Um site bem feito deve ter um conteúdo relevante para seu público, um bom design e principalmente um captor de lead (lead em marketing é uma oportunidade e na internet pode ser entendido com um email, nome e telefone de um potencial cliente).

Para poder criar conteúdo relevante para seu público pense como se estivesse no lugar de seu cliente. Que tipos de informações o cliente gostaria de saber sobre sua oficina ? Onde sua empresa esta localizada, os serviços que presta , facilidades que proporciona, credibilidade (quanto tempo esta no mercado) ou seja todas as informações para que sua oficina tenha credibilidade com o cliente.

Se junto a um bom conteúdo tiver um bom design (imagens, cores, fontes, layout) você já estará na frente de 95% dos concorrentes pois infelizmente as oficinas pararam na década de 90 na internet (isso quanto tem um site).

Porque você deve captar informações dos clientes que entram sua página ?

É fundamental que colha informações de seu cliente quando entrar no seu site e a melhor maneira de fazer isso é um captor de informações do clientes, um botão que ao ser clicado é possível capturar o email, telefone e nome do cliente. Um erro que é muito comum é pedir muitas informações do cliente logo no primeiro contato. Pedir mais informações do que o necessário vai fazer o seu cliente não preencher o formulário.

Um bom exemplo de captor de lead é oferecer um orçamento via imagens (no caso de reparação). O cliente passa o celular e o nome, sua empresa entra em contato, pega as fotos do veículos pelo WhatApp e passa o orçamento. Se conseguir implementar esta simples dica no seu site você irá começar a receber mais interessados nos seus serviços.

No primeiro artigo sobre marketing feito a algumas semanas atrás (se ainda não leu veja o artigo Como o Marketing evolui a Gestão da Oficina) evidenciei a importância do relacionamento, assim pegar o contato do cliente, passar o orçamento pelo WhatApp é apenas o começo, é preciso continuar o relacionamento. Ligue no outro dia, evidencie ainda mais como sua empresa pode ajudá-lo com seu veículo e com o tempo você irá converter estas leads de internet em clientes.

Ter o site é o primeiro passo para ter uma estratégia de marketing digital para sua oficina. Nos próximos artigos vou explicar como divulgar seu site para que gere maior demanda de visitantes no site e assim consiga gerar mais oportunidades de venda para sua oficina.

Não seja ingênuo de achar que os clientes não estão na internet, se você quer atrair clientes para oficina deve entender que o consumidor atual pesquisa tudo na internet e sua presença online vai fazer toda a diferença no final do mês.

Davi Souza

Sobre o Autor

Há 20 anos atuando com Consultoria e Gestão de Projetos 🔄 | Gestão de Vendas📊 | Marketing Digital🎯


Especialista no processo de compra de peças e lucratividade de oficinas com mais de 10 anos de experiência.

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