julho 20

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Como o Marketing evolui a Gestão de Oficinas ?

Por Davi Souza

julho 20, 2017


Para entender mais sobre Gestão de Oficinas fui buscar pela palavra Marketing no Google o que resultou da busca foi :

Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.

Apesar de ser um fã de carteirinha do Google e de suas tecnologias esta definição encontrada está muito superficial e pouco simples de entender.

Certa vez conversando com um amigo ele definiu Marketing de uma maneira muito mais simples e assertiva :

Marketing é a capacidade de gerar oportunidades

Uma coisa é certa e você pode confiar : Investir em Marketing vai melhorar a Gestão da Oficina a sua Lucratividade / Rentabilidade no final do mês.

Antes de mais nada já falamos várias vezes no Blog da Cotexo sobre os principais pontos na Gestão de Oficinas (se você não esta fazendo estes pontos abaixo na sua oficina você esta Frito !) , seguem os principais pontos pontos :

Para poder explicar com mais clareza como o Marketing vai ajudar sua Oficina a ser mais Rentável , ou seja, mudar o nível da Gestão de Oficina vou separar o assunto em vários posts e em cada um destes posts vou tratar com mais detalhes  sobre estratégias de Marketing.

Como você gera Novas oportunidades para sua Oficina ?

Primeiramente você deve ter bem claro como a demanda chega na sua oficina e como relaciona-se com seus clientes.

Oficinas mecânicas normalmente tem um relacionamento maior com seus clientes do que funilarias mas por outro lado funilarias , por terem serviços mais caros e sensíveis (considerando que a estrutura do veículo pode ter que ser trocada) necessitam de uma confiança maior do consumidor.

Resumindo, seja Oficina Mecânica ou seja Oficina de Funilaria e Pintura você DEVE aprender-se a relacionar com seu cliente. Investir em Atendimento e Relacionamento vai fazer seus clientes voltarem e indicarem aos amigos.

Existem diversas formas de trazer mais clientes para sua oficina, ter um bom ponto comercial, parcerias com frotistas e locadoras, investir em marketing offline (panfletos, revistas, jornais, papel de pão) ou marketing online (adwords, site , facebook, portais) mas NENHUM deles vai valer a pena se não tiver feito um bom atendimento e serviço (primeira impressão do consumidor) e um bom relacionamento (próximas impressões do consumidores em relação a sua empresa).

Um cliente insatisfeito conta para 11 pessoas sua insatisfação enquanto um cliente satisfeito conta para apenas uma pessoa.

Tenha certeza que antes de investir para atrair mais clientes e abrir mais oportunidades de venda para seu negócio sua “lição de casa” referente a Atendimento e Qualidade dos Serviços tenha sido feita.

Nos próximos posts vou entrar em mais detalhes sobre estratégias de marketing para atrair mais clientes para sua oficina e espero que esteja ciente da importância do seu atendimento antes de investir dinheiro e tempo em marketing.

 

Davi Souza

Sobre o Autor

Há 20 anos atuando com Consultoria e Gestão de Projetos 🔄 | Gestão de Vendas📊 | Marketing Digital🎯


Especialista no processo de compra de peças e lucratividade de oficinas com mais de 10 anos de experiência.

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