Muitos empresários de sucesso garantem que a Cultura da Empresa é o principal fator que diferencia empresas que são um sucesso de outras que “não vingam”.
Cultura são comportamentos compartilhados entre colaboradores da empresa. Na sua oficina de funilaria e pintura, ou seu centro automotivo, você e seus sócios estão dando atenção aos comportamentos de sua empresa? O comportamento dos sócios é fundamental para que seja implantada uma cultura organizacional, ou seja, liderar pelo exemplo.
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Se você como sócio da oficina não se preocupa com melhoria de processos e sua otimização, seus colaboradores nunca irão se preocupar. Se não esta preocupado em diminuir desperdício e aumentar a rentabilidade, seus colaboradores nunca irão se preocupar. Se não preza por um atendimento diferenciado, ninguém na sua empresa irá prezar. Liderar pelo exemplo é ser você mesmo o que quer que todos seus colaboradores sejam.
Para mim já esta claro que um dos principais comportamentos de um empresário de sucesso é incorporar no seu dia-a-dia a Melhoria Contínua. Melhoria contínua não trata-se de apontar culpados mas sim entender que tudo pode ser melhorado sempre.
Já escrevi sobre o PDCA que é o método muito eficaz de aplicar a melhoria contínua, na literatura japonesa é conhecido como KAIZEN (KAI – Mudar e ZEN – Melhor), ou seja, Mudar para Melhor. A mentalidade KAIZEN deve ser aplicada na sua empresa afim de reduzir custos, aumentar a rentabilidade e satisfação de seus clientes.
9 Mandamentos que regem o KAIZEN :
- Aprender na prática
- Eliminar todo e qualquer desperdício
- Os colaboradores devem estar engajados no processo de melhoria
- As melhorias e o aumento de produtividade devem basear-se em ações que não demandem alto investimento financeiro
- Deve ser aplicados em qualquer área da empresa
- Comunicar com frequência a todos colaboradores com transparência as melhorias
- As mudanças devem ter o foco no local de maior necessidade
- O Kaizen deve ser direcionado sempre para melhoria de processos
- O mais importante é a melhoria das pessoas e seus comportamentos
Depois que garantir que você e seus sócios tenham os comportamentos para implantar uma cultura de melhoria faça uma lista com os processo que devem ser melhorados priorizando os mais importantes.
Disponibilizei uma planilha simples para descobrir qual é seu ticket-médio ideal que pode ser um excelente começo pois já vai ter um raio-x de seus principais custos. Nestes anos todos visitando oficinas entendi a grande dificuldade que é trabalhar com a rentabilidade e lucratividade no setor de reparação, principalmente em oficinas de funilaria e pintura que atendem seguradoras, leia mais aqui sobre a cilada do credenciamento de seguradoras.
Fica evidente que a forma mais rápida e simples de ser mais rentável é COMPRAR MELHOR, comprar melhor auto peças, insumos e até o clipes de papel. Reduzir custos é lucro líquido, é dinheiro que sobre no bolso, assim uma boa dica é começar com a melhoria dos seus processos de compra.
Se sua empresa não fornece peças você primeiramente tem que resolver esta situação pois dificilmente será rentável se deixar que a seguradora fique com seu lucro.