Como já vimos anteriormente, o sistema PCDA (Plan, Check, Do, Act), que na tradução literal significa planejar, executar, verificar a agir, tem grande eficácia na implantação em oficinas mecânicas, funilarias e aumenta a eficiência e gestão da sua empresa.
Você pode utilizar o PDCA na sua oficina / funilaria para melhorar a eficiência no recebimento de autopeças. É por meio deste simples processo que você pode evitar problemas posteriores na produção e evita ficar de cabelo em pé com a urgência.
Neste sentido, é importante primeiramente garantir que a peça entregue é igual à necessária, verificar se o parachoque tem farol de milha ou sensor de ré, verificar se o lado do farol e parabarros estão corretos, verificar se o farol tem máscara negra, se há avarias nas peças e assim por diante, esta checagem no recebimento já vai ajudar muito.
Além disso, com um sistema PCDA para oficinas ou PCDA para funilaria é possível verificar momentaneamente caso cheguem peças erradas – facilitando o procedimento de devolução, que já pode ser efetuado em seguida.
O processo de recebimento de peças também precisa contar com vendedores experientes e dedicados, uma vez que dessa forma, qualquer problema no pós-venda poderá ser solucionado com agilidade e garantia de resultados.
Ainda sobre o recebimento de peças, os donos de funilarias e oficinas mecânicas sabem que geralmente seus clientes finais optam por peças originais para a troca de parachoque, farol e outras peças externas. Porém, há a possibilidade de negociação de melhores preços de peças com pequenas avarias (ou seja, pequenos defeitos ou riscos) para que ela seja posteriormente arrumada e vendida como nova. Mais uma vez, ressaltamos a importância de um bom vendedor neste tipo de negociação.
É claro que o procedimento anterior só pode ser realizado após o consentimento do cliente da oficina, que também sairá financeiramente ganhando.
Após o recebimento de peças recomenda-se ainda que elas fiquem em locais específicos do estoque, e muitas vezes, até mesmo etiquetadas e organizadas – o que auxilia diretamente na produtividade da funilaria ou oficina mecânica.
O sistema PCDA também auxilia no sentido de manter o estoque sempre limpo, bem organizado e atualizado com o recebimento de autopeças. Outra dica na organização deste espaço diz respeito à divisão das peças por segmentos. É possível separar as peças por veículos e assim aumentar a eficiência operacional.
O PDCA funciona se utilizar todas as fases. Faça um planejamento do recebimento (P – Plan – Planejar), treine seu funcionário para receber corretamente as peças (D – D0 – Fazer), verifique se o funcionário este realizando o trabalho como esperado (C – Check – Checar), e atue para que o funcionário seja orientado com o procedimento correto (A – Act – Actuar). Faça isso com disciplina e seu dia-a-dia no recebimento de peças vai mudar, pode ter certeza !
No caso de compras de peças online cabe ressaltar a dificuldade dos donos de funilarias ou oficinas mecânicas na garantia de um pós-venda realmente eficiente. Isso porque esse procedimento demanda de especialistas em vendas que parecem estar em extinção, cada vendedor conhece bem sua marca de fornecimento e comprar com vendedor que não conhecem peças é dor-de-cabeça na certa (vai vir peças erradas)!
A compra de peças originais ou peças alternativas online muitas vezes dificulta não só a negociação – uma vez que você estará tentando negociar com alguém que, na maioria dos casos, não tem nem grandes conhecimentos sobre o assunto e mal te conheçe – mas especialmente, o pós-venda. No caso de precisar devolver peças que vieram erradas, por exemplo, esse procedimento pode ser mais lento do que no caso da contratação de vendedores especializados nas proximidades da sua oficina – que além de serem de confiança, não hesitarão em agilizar a troca.