A gestão de uma empresa como uma oficina reparadora de veículos envolve inúmeras variáveis, então é de suma importância que a funilaria tenha controle de seus principais números. São muitos os elementos que fazem parte da administração e que devem ser levados em consideração ao traçar novas estratégias para fomentar o crescimento do negócio. Esses elementos, na maioria das vezes, são representados por números: faturamento total obtido por mês, gastos, horas trabalhadas e vendidas, quantidade de veículos que passam pela oficina em um mês e diversos outros.
Mercado Concorrido
O segmento de reparação automotiva é bastante concorrido, basta andar pela sua cidade para ver quantos estabelecimentos como esse existem! Desse modo, os clientes acabam escolhendo o reparador que pode oferecer um melhor custo benefício. No entanto, todo o cuidado é pouco para que o empresário possa reduzir o valor cobrado pelos serviços, mas sem prejudicar a sua lucratividade.
Custos do desperdício
Um dos passos mais importantes é ter controle sobre os gastos mensais da oficina. Isso envolve o pagamento dos colaboradores, locação do espaço (se for o caso) e todos os insumos envolvidos e que são pagos. Um levantamento do Sebrae de São Paulo expôs quais são os maiores desperdícios em oficinas:
- água;
- argônio e acetileno (mal uso de equipamentos de soldagem);
- ar comprimido;
- materiais de limpeza;
- peças (mal conservadas, de má qualidade ou erro na compra);
- ferramentas;
- luzes; energia elétrica; instalações elétricas e uma série de outros elementos.
Esses desperdícios geram um alto custo para a oficina, portanto, ter um cuidado extra para evitá-los pode representar uma boa economia. Nem sempre cortar custos na reparadora significa dispensar colaboradores ou, muito menos, apostar em procedimentos e peças de menor qualidade. Olhar para dentro da oficina e então diminuir os gastos sem prejudicar funcionários e clientes é sempre muito melhor.
Outra coisa importante é mensurar o faturamento para ter expectativa para os meses posteriores. O empresário deve ter um controle do número de veículos que passam pela oficina, o faturamento geral do mês e a média de quanto cada cliente está deixando na reparadora. Fazer essa análise ao longo de alguns meses permite que o administrador da oficina tenha uma base e saiba o que esperar. E se tomar isso como um hábito, será visível quais as épocas em que o faturamento cai, por exemplo.
Conhecer os números do mercado de oficinas reparadoras também ajuda no processo de gestão. Acompanhar os crescimentos e declínios do segmento, saber quantas oficinas existem no bairro e na cidade, qual a média de preços praticados e outros detalhes permitem que o gestor do negócio saiba se encaixar no setor, mas sem deixar de propor algo sempre diferente!
Conclusão
Reduzir ao máximo o valor cobrado pelos serviços nem sempre é a solução, especialmente quando isso compromete a qualidade deles. Afinal, vale lembrar que a reparação de veículos envolve importantes questões de segurança para os clientes! Se você estiver cobrando um pouco mais caro do que os seus concorrentes, procure atrair o público com outros diferenciais, como pacotes, programas de fidelidade e o próprio bom atendimento. Isso muitas vezes conta mais do que o preço baixo, tome decisões baseado em matemática e para isso é preciso que a funilaria tenha controle de seus principais números.