Se você é o gestor de uma oficina de funilaria, então, sabe que um bom processo de compras de peças é essencial para o sucesso do seu negócio. Mas, colocar metas para o comprador de peças na funilaria, funciona? O comprador é responsável por localizar as melhores peças para cada carro, necessidade e perfil de cliente, com agilidade, fazer cotação das peças com o maior número de fornecedores possível, negociar preços, prazo, avaliar a opção de melhor lucratividade para a oficina, além manter um estoque organizado e saudável. Mas como você pode incentivar o seu comprador a ser mais produtivo e alcançar metas de desempenho?
Neste artigo, vamos discutir algumas estratégias para estabelecer metas, incentivos e alternativas para ter um bom processo de compra de peças em sua oficina de funilaria. Bem como alguns aplicativos e sistemas online que podem ajudá-lo a implementar e controlar o modelo.
Estabelecendo metas para o comprador de peças
Sim colocar metas para o comprador de peças na funilaria funciona! Então, antes de incentivar o comprador com recompensas ou bônus, é importante estabelecer metas claras e alcançáveis. As metas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado. Essas metas podem incluir:
- Redução de custos de peças: Estabeleça uma meta de redução de custos de peças em um determinado período de tempo. Então, isso pode incluir a negociação de preços mais baixos com fornecedores atuais ou a busca por alternativas e novos fornecedores.
- Aumento da margem de lucro: Defina uma meta para aumentar a margem de lucro em peças.Sabemos que nem sempre o maior desconto (%- percentual) é o que vai, necessariamente, deixar a maior melhor margem de lucro para a oficina. Então isso também pode ser alcançado através da negociação melhores com fornecedores ou da busca por atuais ou a busca por alternativas e novos fornecedores.
- Melhoria do prazo de entrega: Ou seja, estabeleça uma meta para reduzir prazo de entrega das peças. Isso incluí a identificação de fornecedores eficientes, organização do processo de compras, busca e cotação em novos fornecedores, ou até a busca de peças online.
Incentivando o comprador de peças
Uma vez que estabeleceu as metas, é hora de incentivar o comprador a alcançá-las. Os incentivos podem ser financeiros ou não financeiros. Alguns exemplos de incentivos financeiros incluem:
- Bônus por atingir metas: Ofereça um bônus ao comprador de peças quando ele alcançar uma meta estabelecida.
- Comissões sobre a margem de lucro em compra de peças: bônus sobre as a melhoria da margem de lucro gerada na compra de peças
- Aumento e promoções: Considere aumentar o salário do comprador e promovê-lo se ele alcançar metas específicas.
Existem também incentivos não financeiros, que incluem:
- Reconhecimento público: Reconheça publicamente, em sua oficina, o comprador de peças quando ele alcançar metas estabelecidas.
- Flexibilidade de horário: Ofereça ao comprador flexibilidade de horário quando ele alcançar metas estabelecidas. Por exemplo, um “sextou” na última sexta do mês.
- Desenvolvimento profissional: Dê ao comprador a oportunidade de participar de cursos ou treinamentos para desenvolver suas habilidades profissionais.
Aplicativos e sistemas online para ajudar no processo de metas para o comprador de peças na funilaria
- Existem vários aplicativos e sistemas online que podem ajudar o gestor a implementar e controlar o modelo de metas e incentivos para o comprador de peças. Então, seguem alguns exemplos incluem:
- Trello: é uma ferramenta de gerenciamento de projetos que pode ser usada para rastrear as metas do comprador de peças e o progresso em direção a essas metas.
- Google Sheets: é uma planilha eletrônica que pode ser usada para acompanhar as metas e resultados.
- Asana: é outra ferramenta de gerenciamento de projetos que pode ser usada para rastrear as metas do comprador de peças e o progresso em direção a essas metas.
- Cotexo: uma ferramenta completa que além de ajudar o comprador na gestão das compras ainda dá acesso a ampla rede de fornecedores trazendo mais velocidade na localização e compra de peças (inclusive BO) com melhores prazos e lucratividade
Conclusão
Estabelecer metas e incentivos para um comprador de peças em uma oficina de funilaria é uma estratégia importante para melhorar o desempenho e a produtividade do negócio. Então, ao estabelecer metas claras e alcançáveis e oferecer incentivos financeiros e não financeiros, o gestor pode motivar o comprador a alcançar um desempenho de alto nível. Além disso, a utilização de aplicativos e sistemas online pode ajudar a acompanhar o progresso em direção às metas estabelecidas. Com uma equipe de compras eficiente e motivada, a oficina de funilaria pode aumentar a satisfação do cliente, aumentar a rentabilidade e tornar-se referência em seu mercado e região.