Os donos de oficina precisam entender a importância do setor de compras para o seu negócio. Não é raro que essa área seja deixada de lado, mas ela tem uma função estratégica porque faz a diferença na margem de lucro da empresa e na qualidade do atendimento.
O ideal é que todas as oficinas de funilaria e pintura tenham um profissional dedicado a esse trabalho. Com o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas, é possível encontrar plataformas que agilizam a negociação com o fornecedor e simplificam a gestão do estoque.
Separamos as principais informações sobre a área de compras no mercado automotivo. Continue a leitura e saiba mais!
Qual é a função do setor de compras?
Em uma oficina, o responsável por esse setor faz a compra dos materiais necessários para o seu funcionamento. Cabe a ele listar a quantidade de cada insumo e entrar em contato com os fornecedores, buscando sempre a melhor oferta para abastecer o estoque.
É comum que o próprio dono faça essa gestão, mas é importante contar com um profissional para o setor ou dar uma atenção redobrada ao assunto, porque ele impacta diretamente na saúde financeira da empresa. Comprar materiais mais caros afeta o preço dos serviços, por exemplo, o que pode afastar os clientes.
Qual é a importância do setor de compras na empresa?
O objetivo de uma oficina de funilaria e pintura é conquistar mais clientes porque isso impacta positivamente o lucro e o ambiente da oficina. Existem diversos caminhos para isso, mas todos passam por oferecer um serviço diferenciado, focado na sua experiência. Como conseguir isso? Utilizar materiais de qualidade é um dos primeiros passos.
O responsável pelas compras sabe exatamente do que precisa para abastecer o estoque e procura os fornecedores que têm as melhores propostas, com prazos curtos e preços em conta. Essa relação de custo-benefício é importante porque é possível entregar um atendimento de excelência sem cobrar caro nem comprometer o faturamento.
O setor de compras está diretamente ligado à gestão financeira da empresa, que é prejudicada quando não se conhece o valor exato dos custos de operação. Organizar esse processo significa reduzir custos, o que afasta a possibilidade de crises e aumenta as chances de satisfação do cliente.
Como esse setor ajuda na negociação com os fornecedores?
O fornecedor é uma figura central na gestão da oficina, porque entrega todos os materiais necessários para o seu funcionamento. A negociação envolve encontrar os melhores prazos, preços e quantidades, que fazem parte dos custos de operação e influenciam as margens de lucro.
Quando não há flexibilidade para escolher a quantidade de peças, por exemplo, o dono corre o risco de ficar com estoque sobrando, o que significa dinheiro parado. Por outro lado, se há um crescimento no número de serviços e você precisa de material com urgência, é importante ter uma solução rápida.
Ao ter alguém dedicado ao processo de compras, essas questões são resolvidas mais facilmente e o relacionamento com os fornecedores é estreitado. Isso favorece a negociação por produtos de qualidade e com preço mais em conta, o que melhora a experiência do cliente.
A importância do setor de compras exige uma atenção especial dentro da oficina. Para facilitar o seu trabalho, a plataforma Cotexo organiza e otimiza o processo de aquisição, porque funciona como um marketplace que conecta os vendedores. O seu benefício é a melhor gestão das peças, proporcionando um serviço de maior qualidade.
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