Aumentar a venda de autopeças é um dos principais objetivos de empreendedores do segmento de peças que querem manter-se atuantes no mercado e expandir o negócio. Esse segmento é bastante próspero, pois está em constante mudança, afinal, os veículos atualizam-se com frequência. Por isso, é importante acompanhar as novidades, adaptar-se e investir em novas estratégias.
Entretanto, existem alguns pontos universais que devem ser implementados quando se deseja melhorar os resultados comerciais: conhecer o perfil dos consumidores e suas jornadas de compra, estabelecer metas e definir um funil de vendas, investir em ferramentas digitais para melhorar a gestão do negócio, otimizar o atendimento e criar vínculo com os clientes.
Com base nos fatores mencionados, separamos as melhores dicas para aumentar a venda de autopeças e colocar sua loja/oficina em evidência no mercado. Confira!
1. Exponha seu mix de produtos de forma estratégica
Para ter sucesso no comércio é preciso agregar valor em todos os espaços do seu estabelecimento. Portanto, o ideal é aproveitar a presença dos consumidores para oferecer uma grande variedade de produtos que os interessam.
Para isso, selecione itens que se relacionam com áreas específicas da oficina, por exemplo, calotas devem ficar à mostra, em uma espécie de mural, para que o cliente tenha uma noção de como cada modelo ficaria no carro.
Aproveite também para fazer vendas conjuntas, monte combos (kits) promocionais para aumentar o interesse do público e evitar estoque parado.
Fique atento às tendências para trazer novidades antes da concorrência — ter aquele acessório que muitos estão procurando pode ser um diferencial e tanto para o seu estabelecimento. Pense nisso!
2. Aposte na sinalização dos produtos
Se você deseja usar seu balcão de autopeças para atrair mais clientes e aumentar as vendas, deve saber que uma boa sinalização é a chave para o sucesso.
Nesse sentido, as placas de sinalização são fundamentais no processo, pois servem de lembrete para notificar consumidores a respeito de ofertas e promoções. Ou seja, elas são úteis para estimular compras por impulso.
Esse recurso também serve para mostrar outras ações e funcionalidades — por exemplo, caso a loja tenha um programa de fidelidade, essas placas podem mostrar alguns benefícios, além de dar instruções sobre como os clientes devem proceder para cadastrar.
Contudo, vale frisar que, para que essa abordagem funcione, é necessário que as placas sinalizadoras sejam bem posicionadas, passem informações claras e apresentem um layout profissional. Afinal, um pedaço de cartolina com palavras escritas à mão não despertará o interesse de muitas pessoas.
Se você quer evitar gastos com material gráfico, é possível encontrar diversos modelos gratuitos na internet. Lembre-se de ter cuidado com a combinação de cores. Escolher tons que remetem ao logotipo da sua loja/oficina pode ser bastante eficaz.
Outra recomendação é sempre usar chamadas imperativas, a fim de despertar o senso de urgência nos clientes, como “Aproveite a oferta por tempo limitado!”, “Compre agora!” ou “Poupe dinheiro!”.
Existem diversas maneiras de elaborar essas placas, mas tenha certeza de que as suas fornecerão as seguintes informações:
- convites para planos de fidelidade;
- sugerir que as pessoas acessem o seu site e/ou sigam seu estabelecimento nas redes sociais;
- promoções pelo estabelecimento;
- venda por impulso diretamente no balcão.
3. Aplique a sazonalidade
A sazonalidade é uma das ações mais usadas por estabelecimentos varejistas para atrair novos clientes e aumentar as vendas. Então, por que não tirar proveito desse movimento natural de audiência?
Separe algumas vitrines para promover produtos, ofertas e tendências para ocasiões específicas. Uma boa sugestão é oferecer descontos para determinados acessórios em datas comemorativas, como o Dia dos Pais ou Black Friday.
O importante é fazer uso estratégico de datas importantes do ano para favorecer a procura e a saída de suas mercadorias.
As principais vantagens dessa prática são:
- aumento do ticket médio (valor médio gasto por cliente);
- captação e fidelização de clientes;
- crescimento da taxa de conversão;
- giro de estoque.
4. Cuide da iluminação
Essa é uma melhoria que faz parte do design de ambientes a fim de provocar estímulos visuais que influenciam a decisão de compra do público.
O melhor disso tudo é que você não terá de gastar muito, pois trata-se somente de pequenos ajustes e investimentos. Vitrines iluminadas com lâmpadas coloridas ou LEDs, por exemplo, são muito chamativas, além de valorizarem as mercadorias e destacarem as ofertas da loja. Teste e comprove!
5. Priorize o atendimento de qualidade
Fazer um bom atendimento é essencial para aumentar a venda de autopeças e ser competitivo no mercado varejista. Para isso, treine e qualifique sua equipe de funcionários para que eles atendam de maneira personalizada, conforme as demandas e necessidades de cada consumidor. Lembre-se de orientar seus colaboradores para sugerir vendas de última hora diretamente no balcão.
6. Mude o design do ambiente com frequência
Não adianta negar, a aparência da oficina é um dos fatores que mais influenciam na hora de vender produtos e serviços, por isso, ela deve estar em constante mudança. Assim, a sensação de novidade estará sempre na mente da clientela.
Faça pequenas alterações de duas a três vezes ao ano. Mude a disposição de autopeças e acessórios e deixe as novidades sempre na entrada do estabelecimento. O segredo está em fazer os consumidores levarem mais itens do que pretendem comprar. Isso também incentiva retornos mais breves, pois alguns clientes podem ver itens novos que terão de adquirir no futuro.
7. Invista em marketing digital e novas tecnologias
O uso de redes sociais faz parte da rotina de muitas pessoas e empresas. Por meio desses canais, é possível compreender o perfil dos consumidores: se eles são compradores ativos ou não, se gostam de automóveis ou motos etc. Uma boa dica de marketing digital é criar páginas no Facebook, no Instagram e no YouTube para tornar sua loja mais conhecida.
Publique imagens, ofertas e vídeos instrutivos para chamar atenção. A vantagem de usar esses recursos é que eles não necessitam de grandes investimentos — basta esbanjar criatividade.
Por fim, invista em softwares de gestão para simplificar a rotina do seu estabelecimento, desde a entrada de mercadorias até o processo de venda. Forneça diversas opções de pagamento para não deixar seus clientes frustrados durante a compra e evitar de colocar a imagem do seu estabelecimento em cheque.
E então, o que achou das nossas dicas para aumentar a venda de autopeças? Ao colocá-las em prática, em breve você notará bons resultados no tocante à reputação e lucros do seu negócio. Portanto, não perca mais tempo e comece já a promover melhorias na sua loja.
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