A concorrência no mercado automotivo é alta, o que obriga o empresário a buscar formas de se diferenciar, mas muitas vezes esquecemos do básico, veja a seguir os 6 erros triviais que prejudicam a ascensão da funilaria. Os erros na gestão da oficina são comuns, ocorrem em todos os tamanhos de negócio e levam a uma estagnação nos resultados, além da queda na satisfação dos clientes.
Então, para escapar dessas falhas que podem levar a empresa para o buraco, a principal dica é rever os processos internos e, com planejamento, seguir uma linha de atuação para organizar as finanças e conquistar o seu público. Não repetir os problemas que serão citados é o primeiro passo.
O objetivo deste artigo é mostrar os erros mais corriqueiros na administração de uma oficina e ensinar como consertá-los. Ficou curioso para aprender? Então, continue a leitura e me diga se você concorda que esse são 6 erros triviais que prejudicam a ascensão da funilaria!
1. Não fazer o fluxo de caixa
O fluxo de caixa é o controle das movimentações de um negócio, em que são registradas as entradas e saídas de dinheiro da conta. Ali, é possível analisar a saúde financeira, ou seja, se os ganhos com os serviços prestados ultrapassam as despesas, como aluguel, material e funcionários.
Conhecer esses números é o primeiro passo para fazer o planejamento financeiro e projetar o crescimento da oficina. É com ele, por exemplo, que o empresário define o seu pró-labore — dinheiro que ele retira mensalmente como o seu “salário”. Saques acima do possível geram prejuízos.
Portanto, se você faz esse controle de forma precária, essa é a hora de gerenciar melhor as finanças. Existem planilhas gratuitasque permitem o registro de todas as movimentações ou, se quiser investir nessa questão, softwares são muito indicados pela praticidade e organização.
2. Não montar um planejamento estratégico
É natural que o seu objetivo para daqui a cinco anos seja ter uma oficina maior e lucrativa. Porém, você tem um planejamento para alcançá-lo? Mesmo que a empresa gere bons resultados no início, é fundamental que você desenvolva e siga um plano de negócios para continuar crescendo.
A crise foi um empecilho para milhares de empresas nos últimos anos, mas a grande causa de falência foi a falta de planejamento estratégico. Então, a sua importância não se restringe à abertura da oficina, mas deve ser revisto periodicamente, de forma que todos sigam o caminho correto.
Qualquer negócio passa por momentos menos lucrativos, em que as contas do mês ficam mais apertadas. Essa projeção permite que o dono da oficina crie uma reserva e não deixe de arcar com as suas obrigações, como pagamento de funcionários e aluguel. Lembre-se que essas despesas são fixas e não podem esperar.
3. Não focar no seu público
Você conhece bem o tipo de cliente que frequenta a sua loja? Faz pesquisas de satisfação para saber o nível de aprovação do seu atendimento? Se a resposta para essas perguntas foi não, então esse é o momento de rever a sua estratégia. Porque ter o maior número de informações sobre o consumidor gera um atendimento mais especializado.
Estude quais são as necessidades do cliente e então busque oferecer as soluções dentro da sua loja. Se o mercado de pintura está em alta, por exemplo, é uma boa ideia investir nessa área e oferecer diferencias que não são encontrados na concorrência.
Aqui também vale a dica de investir em um sistema de acompanhamento dos serviços online. Quando a pessoa consegue acompanhar seu serviço (em andamento ou finalizado), ela terá uma experiência melhor, o que transforma em marketing e fidelização.
4. Não buscar formas de inovar
Esqueça aquela ideia de que preço baixo é a melhor forma de vencer a concorrência. Esse pode até ser um fator relevante, mas não é o principal em um mercado em que o público quer ser bem atendido e procura por melhores experiências. É por isso que inovação virou uma palavra-chave.
A dica para inovar é pesquisar a concorrência e o mercado para conhecer as novas tendências e investir em áreas que estão em alta. Então, a diferenciação é uma necessidade para despertar o interesse dos clientes e motivá-los a buscar um serviço na sua oficina e não em outras da região.
Uma forma de inovação é a compra de peças raras, que é possível em plataformas online de produtos automotivos. Se um consumidor procurar em várias lojas por algo específico e achar na sua, o seu índice de satisfação será maior e, consequentemente, ele indicará os seus serviços para os conhecidos e se transformará em cliente.
5. Não automatizar os processos
Os empresários mais antigos têm dificuldades para aceitar as novas tecnologias, já que que elas representam uma forma diferente de gerenciar o negócio em relação ao que eles estão acostumados. No mercado automotivo, essa é uma realidade presente em muitas oficinas e que pode trazer problemas.
Ao automatizar os processos, a empresa ganha mais funcionários em forma de tecnologia. A gestão de estoque é um exemplo simples. Com uma plataforma de compra e venda de peças, o proprietário entra em contato com diversos fornecedores, negocia pela internet e economiza tempo.
A parte financeira também é afetada com essa automatização, já que os cálculos de movimentações e impostos são feitos diretamente em programas específicos. A boa notícia é que essas soluções se popularizaram e estão mais baratas, ou seja, não precisa gastar uma fortuna em sistemas complexos e difíceis de usar.
6. Não investir em marketing
A criação da internet trouxe uma vantagem para os pequenos empresários: alcançar um maior número de pessoas. Com as redes sociais, é possível criar uma página em que você divulga os seus serviços e, com um orçamento baixo mensal, veicular anúncios para impactar os potenciais consumidores.
O problema é que muitos donos de oficina não conhecem essa funcionalidade ou optam por não investir nessa área. Em geral, eles consideram os gastos com marketing desnecessários, mas essa é uma forma mais eficiente de divulgar a sua marca do que os velhos panfletos — quem não é visto, não é lembrado!
Outra dica é investir no pós-venda, o que garante a fidelização do cliente. Depois de entregar o serviço contratado, não deixe de pedir um feedback do atendimento para encontrar as falhas e buscar soluções. Então, também é recomendado fazer promoções e presentear os consumidores mais fieis com brindes e descontos.
Agora que você revisou os 6 erros triviais que prejudicam a ascensão da funilaria, não cometê-los na gestão da oficina aproximam o seu negócio do sucesso e grande desafio é o tempo. Com o desenvolvimento da tecnologia, é fundamental encontrar formas de automatizar os processos e encontrar sistemas que facilitam a vida do empresário, como a gestão das peças dentro da oficina. Utilizar essas inovações é um dos segredos para aumentar o seu faturamento!
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