Encontrar profissionais de reparação capacitados é uma das grandes dificuldades na gestão de uma oficina de funilaria. Contudo, é necessário entender a importância da mão de obra qualificada para o negócio, já que ela garante a realização de um serviço melhor e contribui para os resultados financeiros da sua oficina.
Contar com uma equipe preparada aumenta as chances de você agradar o seu cliente. O problema é que nem todas as empresas dão o devido valor para os seus colaboradores, o que aumenta o índice de pedidos de demissão e os gastos com novas contratações.
Neste post, preparamos um panorama completo sobre o assunto, com informações que vão ajudá-lo a entender a importância de investir em mão de obra capacitada para o seu negócio. Acompanhe!
Qual a importância da mão de obra qualificada?
A mão de obra qualificada nas oficinas engloba os profissionais que têm uma formação mais completa e boa experiência na sua área de atuação. Eles se destacam da concorrência pelo seu desempenho e profissionalismo — que aumentam as chances de conquistar novos clientes e maximizar os lucros do seu negócio.
Atualmente, as oficinas de funilaria têm dificuldade para encontrar profissionais desse tipo. Por isso, é importante que os empresários invistam na busca por funcionários mais capacitados — seja com o treinamento do quadro atual ou com o oferecimento de vantagens (salários mais altos, por exemplo) para aqueles disponíveis no mercado.
Com mão de obra qualificada a sua oficina passa a ser vista como uma empresa que tem um diferencial de mercado o que impacta diretamente no posicionamento diante da concorrência e na própria relação com os seus clientes.
Como efetuar um recrutamento de qualidade?
Se, nas grandes empresas, os executivos reclamam da falta de mão de obra qualificada, o cenário se torna ainda mais complicado em pequenas oficinas. Contudo, isso não é um motivo para você se preocupar, porque é possível tomar algumas medidas para deixar o seu ambiente de trabalho mais atrativo.
Nesse sentido, o processo começa antes da abertura da vaga. Ter um bom relacionamento com os seus funcionários atuais e uma política de solucionar as suas necessidades gera uma imagem positiva do seu negócio. Com isso, os mecânicos que estão em busca de emprego terão mais vontade de trabalhar com você.
No mercado de trabalho a sua oficina deve ser vista como um bom lugar para trabalhar, uma empresa que valoriza os seus colaboradores e que investe diretamente no seu capital humano. Em empresas nas quais o trabalho está baseado na prestação de serviços, é essencial considerar a qualidade e a qualificação da mão de obra.
Na hora do recrutamento, entreviste os candidatos que têm o perfil ideal para a vaga. A dica é não se prender somente às habilidades que eles já têm, mas na motivação que eles demonstram para se desenvolver. Pessoas com perfil pró-ativo e com interesse em crescer na carreira são escolhas mais inteligentes para o seu negócio.
É importante lembrar que é mais barato contratar alguém sem tanta experiência, mas que tenha vontade de crescer. Assim, você pode desenvolver o profissional de acordo com as necessidades do seu negócio.
Quais os benefícios dessa contratação?
Ainda que represente um investimento maior no fim do mês, investir na qualificação dos profissionais traz diversas vantagens para a sua oficina. Elencamos a seguir algumas das que consideramos as principais vantagens de contratar mão de obra qualificada. Descubra!
Melhoria na produtividade
Esse é o principal benefício de contratar mão de obra qualificada, afinal, o funcionário será capaz de desempenhar um serviço melhor. Pela sua experiência, ele também é capaz de buscar soluções mais rápidas para problemas que surgem no cotidiano da funilaria.
Além disso, esse colaborador economizará no uso dos materiais, diminuindo o gasto com equipamentos e matéria-prima. Lembre-se de que é grande a demanda dos clientes por um serviço de qualidade, então ter funcionários mais capacitados na sua empresa melhora a satisfação dos consumidores.
Maior comprometimento
Os profissionais com uma boa formação na área, em geral, são mais engajados com a empresa. Isso significa que eles têm um perfil de aprendiz, ou seja, que buscam uma melhora contínua em suas habilidades e estão dispostos a participar de treinamentos e workshops para desenvolver novas aptidões.
Para garantir o engajamento dos funcionários, é importante que o recrutamento seja realizado da forma correta. Conheça melhor os aspirantes à vaga e confirme se eles podem desempenhar bem aquele papel. Também, é necessário manter um bom ambiente de trabalho e ter um contato mais próximo com a equipe — o que melhora o relacionamento com a organização.
Diminuição de custos
É comum a procura por uma mão de obra mais barata para reduzir os custos de operação. Entretanto, contratar profissionais com maior qualificação, na verdade, significa uma redução de gastos, já que eles entregarão um serviço melhor e mais eficiente para os seus clientes.
Com essa capacitação, o funcionário tem um risco menor de gerar prejuízos para o negócio, pois o seu atendimento será personalizado e, consequentemente, terá uma recepção melhor do cliente. Além disso, há um risco menor de erros nos reparos realizados, evitando um custo adicional para refazê-los.
Menor índice de erros e demissões
Atendimento ineficiente e serviço com erros são alguns fatores que afastam os clientes da sua oficina. Além de gerar um custo maior para o caixa da empresa, manter funcionários que não realizam as suas funções da melhor maneira gera um prejuízo no futuro pela diminuição na quantidade de vendas.
A demissão de colaboradores gera um custo adicional para a oficina com a rescisão contratual e o processo de recrutamento para o substituto. Por isso, contratar os profissionais certos e investir em treinamento e benefícios diminui a possibilidade de trocas constantes e aumenta a qualidade do serviço prestado.
Aumento da vantagem competitiva
Ser um diferencial de mercado amplia a vantagem competitiva de uma empresa. Ao investir em mão de obra qualificada, é natural que a sua oficina se diferencie de uma série de outras oficinas que atuam no mesmo mercado.
De forma geral, os clientes estão de busca de um serviço bem feito e você só poderá entregar isso a eles se tiver em seu time profissionais qualificados. Com qualificação e alto desempenho você garante um diferencial que vai fazer com que a sua oficina se destaque diante da concorrência.
Melhora geral nos serviços prestados
Mão de obra qualificada é sinônimo de qualidade nos serviços prestados. Como mencionamos, isso gera efeitos em diversas áreas da oficina.
Somado a um bom planejamento e uma administração bem feita do seu negócio, você é capaz de transformar o seu mercado e se tornar uma oficina diferenciada, destacando-se de todas as outras que competem no mesmo nicho de mercado e disputam, diariamente, uma parcela significativa de clientes.
Oferecer um serviço de qualidade é um diferencial que agrega valor ao seu negócio e torna a sua oficina diferente das demais, independentemente do preço e até mesmo localização.
Por que treinar os seus funcionários?
Como conseguir funcionários qualificados no mercado não é uma tarefa fácil, a solução caseira é mais eficiente para contornar o problema. O importante é ter uma equipe com potencial e vontade de aprender, porque o investimento em treinamento trará ótimos resultados para as suas receitas.
Em tempos de crise, é comum que o investimento nos funcionários seja o primeiro local de corte. Reduzir os custos, nesse caso, significa perder qualidade no atendimento, o que terá um efeito cascata para a oficina. Pense na capacitação como um custo necessário para fazer o negócio decolar.
Além da melhoria na qualidade dos serviços, investir em treinamento também melhora a eficiência de todos os processos, porque mais clientes podem ser atendidos durante a rotina de trabalho. Quando a empresa crescer e você precisar de mais funcionários, os mais antigos serão experientes o suficiente para passar os seus conhecimentos.
Como fazer uma boa retenção de talentos?
A retenção de talentos é uma estratégia importante para manter os melhores funcionários na sua oficina. Quando aqueles que se destacam não se sentem devidamente valorizados nas suas funções, a tendência é que eles percam a motivação e procurem novos caminhos para seguir.
Criar um plano de carreira estimula o profissional a buscar capacitação para ser promovido. Na hora de montar a sua equipe, defina a importância dos cargos e dê preferência para aqueles que têm mais tempo de casa e demonstraram que são capazes de assumir as responsabilidades.
Além disso, o plano de carreira traz uma segurança para o profissional que passa a ter certeza de que o seu trabalho será reconhecido e que ele está em uma empresa que incentiva o seu desenvolvimento contínuo.
Outra dica é fornecer feedbacks constantes para os seus colaboradores. Dessa forma, eles têm como saber se estão entregando o resultado esperado. Se você não tem formas de mensurar o trabalho de cada um, é impossível dizer se a entrega tem qualidade ou não. Deixe claro quais são os critérios para ganhar a promoção e o aumento de salário.
A oferta de benefícios é outra excelente estratégia que pode ser implementada na sua oficina. Para reter colaboradores qualificados é importante oferecer a ele benefícios que não encontrariam em outro emprego. Como exemplo, podemos citar a oferta de treinamentos constantes, plano de saúde e odontológico, premiação para os funcionários que se destacam, entre outros.
Reter talentos consiste basicamente em entender a importância de um funcionário, na sua capacidade de fazer a diferença dentro da empresa e investir em ações que prezem pela manutenção de uma relação saudável entre empregador e empregado.
Agora que você entendeu a importância da mão de obra qualificada, não deixe de investir nesse aspecto para melhorar os resultados da sua oficina de funilaria. Com uma concorrência forte e clientes cada vez mais exigentes, oferecer um serviço de excelência é fundamental para aumentar o número de vendas e garantir lucros maiores!
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