setembro 13

2 comments

Entenda porque é importante que sua oficina tome medidas de segurança

By Davi Souza

setembro 13, 2018

área de manobra, capacitação, equipamentos de segurança, ferramentas, funilaria, medidas de segurança, segurança, treinamento

O cuidado com o bem-estar de funcionários e clientes deve ser  prioridade em qualquer empresa. Por isso, é fundamental que você tome medidas de segurança em sua oficina de funilaria, para minimizar o risco de acidentes e melhorar a qualidade do atendimento prestado pela sua empresa.

Neste post, você entenderá a importância dessas medidas, além de conhecer quais são as principais práticas de segurança que devem ser adotadas. Continue a leitura!

Por que a segurança é fundamental na oficina de funilaria?

As tarefas realizadas dentro de uma oficina envolvem diversos riscos, por conta do manuseio de máquinas perigosas e substâncias tóxicas. Assim, é fundamental que todos os funcionários recebam os equipamentos necessários e o treinamento adequado para minimizar a chance de acidentes.

Esse suporte da empresa garantirá que todos saibam utilizar as máquinas da forma correta e que sejam cuidadosos com os objetos e materiais utilizados nos reparos. Nesse caso, a prevenção é a melhor forma de evitar esses problemas, que podem comprometer a integridade física dos colaboradores e gerar danos à oficina.

Quais são as principais medidas de segurança em uma oficina?

Treine os seus funcionários

Os seus funcionários precisam estar preparados para lidar com qualquer adversidade. Por isso, é ideal investir em programas de capacitação, para que todos entendam a importância dos equipamentos de prevenção e respeitem as regras de segurança estipuladas.

Também é preciso que os colaboradores saibam como agir em casos de incêndio e que conheçam técnicas de primeiros socorros. Uma boa preparação vai garantir que todos os integrantes da equipe façam as suas tarefas em segurança e sem o risco de prejuízos para a empresa.

Forneça EPIs

Os equipamentos de proteção individual (EPI) são acessórios de uso obrigatório para todos os funcionários da oficina. O seu objetivo é protegê-los de possíveis riscos durante as tarefas e preservar a integridade física de todos, o que deve ser uma prioridade máxima de qualquer administrador.

Os óculos e os protetores auriculares são fundamentais para proteger os olhos e ouvidos do contato com impurezas e materiais perigosos. Além disso, os empregados também devem utilizar luvas, calçados e roupas especiais, sempre disponibilizados pela própria oficina.

Organize as ferramentas

Definir o local adequado para cada ferramenta não apenas agiliza os serviços realizados, mas também é uma medida de segurança. Quando elas não são conservadas da forma correta, aumenta o risco de acidentes com funcionários ou de danos acidentais nos automóveis durante a rotina de trabalho.

Além disso, dê atenção especial à limpeza da oficina de funilaria. Além de melhorar a qualidade do trabalho, um ambiente mais limpo e melhor iluminado é um atrativo para os clientes e diminui o risco de contaminação por materiais nos funcionários.

Utilize apenas peças de qualidade

Você já deve ter utilizado algumas ferramentas improvisadas para realizar um conserto ou agilizar alguma tarefa. Porém, apesar da economia de tempo, não é recomendado utilizar esses itens de maneira inadequada, já que traz riscos aos funcionários.

Além disso, somente compre peças de qualidade para a sua oficina. É possível encontrar promoções e melhores oportunidades com uma gestão de estoque eficiente, que planeje todas as necessidades com antecedência. Isso inclui os equipamentos de segurança, as ferramentas e os componentes utilizados nos reparos.

Estipule as áreas de manobra

A área de trabalho da sua oficina é bem sinalizada? Isso é fundamental para definir as rotas de circulação dos carros reparados e evitar confusões, que podem causar danos nos veículos ou atropelamentos. Essas demarcações precisam ser feitas por meio de placas ou pinturas e devem ser seguidas por todos.

Com essas medidas de segurança, você será capaz de melhorar o ambiente e fornecer uma melhor qualidade de trabalho aos seus funcionários. Isso impactará diretamente no serviço prestado e, consequentemente, no faturamento da sua oficina de funilaria.

E aí, curtiu essas dicas? Confira também o nosso artigo sobre a CPI das Seguradoras e como ela impacta nas oficinas de funilaria!

Davi Souza

Sobre o Autor

Há 20 anos atuando com Consultoria e Gestão de Projetos 🔄 | Gestão de Vendas📊 | Marketing Digital🎯


Especialista no processo de compra de peças e lucratividade de oficinas com mais de 10 anos de experiência.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Conheça como milhares de oficinas e fornecedores negociam na Partsfy.

Success message!
Warning message!
Error message!