Conversando com muitos empresários do setor de reparação percebi que muitos não consideram custos importantes na formação do custo por veículo e assim entender qual o ticket médio da oficina é ideal na mão de obra de cada veículo para conseguir que sua oficina seja lucrativa e rentável.
A estrutura de formação de custos deve considerar sempre pontos importantes como provisões, encargos trabalhistas.
Muitas vezes são ignorados pelo empresário do setor de funilaria e pintura e que no final do mês, ou do ano (no décimo terceiro de funcionários) faz uma grande diferença.
No estudo que realizei junto ao mercado uma coisa ficou bem clara, principalmente para oficinas credenciadas (leia estes artigos sobre oficinas referenciadas para mais detalhes sobre como a seguradora trabalhar para acabar com sua rentabilidade), ou seja :
A oficina que quer lucratividade e rentabilidade deve realizar a própria compra de peças.
Para ajudar os reparadores do setor, criei uma planilha simples que ajuda a oficina a descobrir o ticket médio da oficina ideal por veículo.
Com esta planilha fica muito melhor e mais fácil negociar com seguradoras e outros clientes do dia-a-dia.
Abaixo descrevo melhor como funciona o cálculo e você pode baixar sua planilha aqui em nosso site.
Se sua oficina não fornece peças e acredita que somente mão de obra vai fazer sua oficina ser rentável deve colocar na ponta do lápis as contas (considere nesta conta o custo de oportunidade de 15% ao ano pois seu dinheiro e seu tempo esta investido na oficina).
Como calcular o Ticket Médio da Oficina?
O cálculo do valor do ticket-médio de mão de obra por veículo vai facilitar muito sua vida e é bem simples de calcular.
É necessário considerar todos seus custos fixos, custos variáveis e também impostos sobre o faturamento, veja abaixo como você pode separar cada tipo de despesa e custo que devem ser considerados.
Despesas e Custos no Ticket Médio da Oficina
- Custo com aluguel (considerando manutenção, iptu e aumentos de preços).
- Custos com insumos (tinta, lixa, botas, empapelamento, fitas, todos custos para conseguir realizar o reparo).
- Folha de pagamento (considerar impostos , provisões de décimo terceiro e férias, reservas demissionais, custos com benefícios)
- Custos com água, luz e telefonia
- Custos com sistemas de gestão e orçamentação
- Outros custos (papelaria, locações, etc).
O FATO é, todo e qualquer custo influencia na sua lucratividade, como eu gosto de dizer que Cortar Custos é bascimente o Sinônimo de Mais Dinheiro no seu Bolso.
É lucro líquido pois não tem imposto e não depende do seu faturamento! E acredite que COMPRAR BEM vai mudar a lucratividade da sua oficina em pouco tempo.
O custo de pagar mais caro em uma peça e o custo de manter o carro no pátio esperando peças é alto! Sua empresa consegue influenciar (reduzindo-o consideravelmente) com bons processos , disciplina e a tecnologia que certamente poderá te ajudar muito.
RENTABILIDADE é o que você, empresário reparador, deve ter em mente TODOS OS DIAS, sair da mentalidade Operacional e também possuir a mentalidade Estratégica é um trabalho diário.