fevereiro 22

0 comments

Como cortar gastos na oficina?

Por Davi Souza

fevereiro 22, 2023

funilaria e pintura, gestão de oficina, gestão de oficina automotiva

5 dicas para cortar os gastos na sua oficina sem diminuir a qualidade ou capacidade produtiva.

Seus gastos são maiores que sua receita, frequentemente você tem problemas com fluxo de caixa, acredita que a folha de pagamento está inchada, sabe que precisa cortar gastos na sua oficina de funilaria, mas não sabe por onde começar, esse artigo é para você.

Como cortar gastos na oficina . 5 dicas para cortar gastos na sua oficina

 Um dos principais desafios de qualquer empresário no ramo de funilaria, é achar caminhos para reduzir o custo operacional sem perder a qualidade e velocidade na entrega, mantendo seu cliente fidelizado e satisfeito. 

Passamos por momentos difíceis nos últimos tempos e com a única certeza de que o futuro é incerto, como gestores, precisamos estar preparados e constantemente reavaliar os custos existentes em nossa oficina de funilaria e pintura. Para ajudá-lo a manter sua oficina saudável e você com menos dor de cabeça e mais dinheiro no bolso, confira as dicas a seguir.  

1. Terceirização de serviços 

Terceirizar é a melhor maneira de reduzir custos e dor de cabeça, além de melhorar a qualidade de execução do que foi terceirizado.

Dentre os serviços que podem ser terceirizados, os mais comuns são, o de limpeza, e o de marketing,  porém, outros setores da sua oficina também podem ser terceirizados, e talvez você nem sabia que existia essa possibilidade, por exemplo, terceirizar o setor de compras e o de orçamentação.  Com a contratação de empresas terceirizadas, você diminui o custo operacional (redução de riscos trabalhistas, benefícios, impostos, tempo de gestão de pessoas, entre outros), e melhora a produtividade, pois troca um “funcionário acomodado” por uma equipe de especialistas na função.

2. Avalie, compare e renegocie com seus fornecedores

Fique atento aos vencimentos de seus contratos recorrentes, principalmente os de serviços básicos como telefonia, internet e seguros. Os concorrentes estão sempre dispostos a oferecer melhores condições para que você migre de fornecedor.

Um exemplo clássico, são as operadoras de telefonia, com alta competitividade e a possibilidade de portabilidade do número, é fácil migrar de uma operadora para outra anualmente, promovendo redução de custo operacional de forma simples.

Além de comparar  fornecedores e valores é primordial avaliar o uso dos serviços e identificar se está pagando por algum serviço que não está usando.

3. Evite desperdícios e Seja sustentável

Mas do que uma “bandeira” ou um “selo” a sustentabilidade está relacionada à redução de custos.

Além de conscientizar a todos na oficina sobre o consumo de água e luz, a troca de lâmpadas e equipamentos antigos por outros mais modernos pode ser um investimento que se paga e gera economia futura. Outra oportunidade que requer investimento, mas que pode cortar gastos futuros, é captação de água de chuva para a uso em limpeza.

Coisas mais simples também podem tornar sua empresa mais sustentável, por exemplo trocar copos descartáveis por canecas individuais para os funcionários.

4. Tenha um processo de contratação estruturado

Contratar um funcionário custa caro e demitir mais ainda. Na contratação dedica-se tempo de pessoas importantes na oficina (busca, entrevista, treinamento, etc)  e na demissão todo esse tempo é jogado fora, além de acarretar outros custos de rescisão trabalhista.

Além de um processo de avaliação bem estruturado, o mais importante é ter a certeza da necessidade da contratação. Antes de contratar você deve se fazer algumas perguntas: “Realmente preciso de mais um funcionário? Este é o setor que mais precisa de apoio? Não tenho opção de terceirizar com menor custo e melhor produtividade?  

5. Evite, mas se tiver, renegocie suas dívida

É claro que ninguém quer ter dívidas, mas às vezes precisamos recorrer a empréstimos para investir no crescimento de nossa oficina.

Caso você tenha dívidas e/ou financiamento, fique atento às taxas para renegociá-las ou migrá-las de um credor para outro. Na área de crédito também existe competição e você pode se beneficiar disso para reduzir sua taxa e consequentemente seus custos.

Davi Souza

Sobre o Autor

Há 20 anos atuando com Consultoria e Gestão de Projetos 🔄 | Gestão de Vendas📊 | Marketing Digital🎯


Especialista no processo de compra de peças e lucratividade de oficinas com mais de 10 anos de experiência.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Conheça como milhares de compradores e vendedores de autopeças negociam na Partsfy

Success message!
Warning message!
Error message!